É aquela época do ano de novo, hora das maiores companhias de tecnologia do mundo se juntarem em Las Vegas para o Consumer Electronics Show (CES). O espetáculo de uma semana de gadgets sempre se mostra um verdadeiro circo. É o único lugar que você pode ir para ver novas tecnologias de praticamente qualquer categoria imaginável: drones, TVs, alto falantes, fones de ouvido, headsets de realidade virtual, carros auto dirigidos, robôs e dezenas de outras invenções malucas. É onde as companhias nos mostram suas maiores ideias sobre o futuro da tecnologia de consumo.

• O que é a CES?
• Grandes momentos estranhos de edições passadas da CES

Como sempre, o Gizmodo vai ficar de olho no que rola por lá. Enquanto o show está começando, aqui estão algumas das maiores tendências e temas que esperamos ver esse ano.

As TVs vão ficar mais nítidas e mais baratas

CES_0005_TVsImagem: AP.

A cada ano, sem exceção, as TVs parecem criar o maior burburinho na CES. Esse ano não deve ser diferente, com muitas das mesmas grandes marcas fazendo grandes anúncios. Podemos esperar que companhias como LG, Samsung, Sony, e Panasonic vão ter grandes TVs de resolução 4K durante seus eventos para a imprensa na quarta-feira.

Companhias chinesas menos conhecidas como TCL, Hisense, e LeEco também podem ter seus próprios anúncios. Essas marcas são tipicamente conhecidas nos EUA e outros lugares por suas versões econômicas do que as grandes e mais conhecidas marcas produzem.

Computadores que você amarra na sua cara

CES_0004_VRImagem: Getty

Esse ano na CES a realidade virtual e a realidade aumentada vão continuar a ser duas das maiores e mais futuristas tendências da tecnologia, com mais produtos à mostra do que nunca. Apesar do Oculus por algum motivo obscuro não estar presente no show desse ano, seu maior rival HTC estará presente, e nós esperamos algum grande anúncio sobre seu headset HTC Vive, especialmente quando se trata de categorias como negócios e educação.

Várias pequenas companhias como I Am Cardboard, KwikVR, e Pimax também estarão presentes para aparecer e ocupar seu espaço no mercado. Uma das maiores mudanças que veremos nas companhias, grandes e pequenas é um aumento da atenção às experiências de realidade virtual para serem experimentadas fora da sua sala de estar. É finalmente hora dessas companhias mostrarem que a realidade virtual é importante para todo mundo, e não apenas para os gamers.

Também é esperado que cresca a tendência em realidade aumentada, na qual as companhias sobrepõe imagens digitais sobre o mundo real para facilitar o trabalho. Além de produtos como o HoloLens da Microsoft, nós esperamos ver mais competidores como o Project Alloy da Intel e outras marcas menos conhecidas. Espere algumas ideias de realidade aumentada muito loucas, que usam controle de gesto que nos darão um vislumbre de como iremos interagir com os computadores no futuro.

Assistentes pessoais vão dominar nossas vidas

CES_0003_assistentes
Foi um ano de avanços significativos para os assistentes pessoais de inteligência artificial com o lançamento de produtos como Google Home e o Amazon Echo Dot, e esperamos que essa tendência continue crescendo em 2017. No CES, nós provavelmente vamos ver um monte de novos dispositivos ativados pela Alexa graças ao aniversário do Alexa Skills Kit (ASK) que permite desenvolvedores construírem comandos de voz para seus novos produtos.

Além de novos dispositivos para Alexa, nós provavelmente veremos algumas cópias. Companhias que estão desenvolvendo produtos ativados pela voz que podem ser usados como assistentes pessoais, secretárias ou centrais de smart home são praticamente uma certeza. É difícil dizer se algum desses novos produtos conseguirá competir em igualdade com o Google Home ou o Amazon Echo, mas outras companhias certamente irão tentar.

Provavelmente também veremos alguns assistentes pessoais robóticos, como o Buddy the Robot do ano passado ou o Jibo. A Asus anunciou sua própria versão desse conceito, chamado Zenbo, no ano passado, e estamos esperando ver mais desses assistentes robóticos com inteligência artificial na CES. É seguro dizer que esses robôs não estão prontos para o horário nobre ainda, mas certamente vai ser divertido brincar com eles.

Novos carros autônomos e elétricos

CES_0002_carrosImagem: AP

Na última década, a CES virou um dos maiores e mais importantes shows de carro do ano. Esse ano vai seguir nessa tendência com novos carros auto dirigidos e carros conceituais que certamente causarão alguma comoção.

Faraday Future, a misteriosa startup automotiva que ainda não produziu nenhum produto, vai estar entre os maiores anunciantes com novas espiadas em seu primeiro veículo. A companhia já publicou um vídeo curto do seu novo carro durante testes de direção, e possivelmente nós vamos saber mais sobre o que ele é exatamente durante a conferência de imprensa na CES. O evento de imprensa da Faraday vai ser especialmente interessante já que um informante revelou recentemente ao Financial Times, “se a CES for mal, está tudo acabado”.

Provavelmente muitos outros conceitos serão mostrados por companhias de carro mais famosas. É esperado que a Chrysler, por exemplo mostre seu primeiro veículo elétrico completamente funcional, uma variação do Pacifica. Se os boatos forem verdadeiros, o anúncio marcaria uma guinada significativa para uma companhia que há muito tempo tem relutado em desenvolver veículos elétricos.

Também é esperado que a Honda mostre seu espalhafatoso carro conceito, o NeuV. O carro supostamente irá demonstrar os avanços da Honda em inteligência artificial, motores elétricos e tecnologias de auto direção. Ele é feito especificamente para levar o passageiro ao trabalho em ambientes urbanos e supostamente irá usar a inteligência artificial para mudar a maneira que as pessoas interagem com seu carro.

A Toyota também está prometendo um novo carro conceito na CES, mas não temos muitos detalhes ainda. A companhia declarou que seu anúncio será sobre user experience, mas não disse muito além disso. A maioria dos especialistas da indústria acredita que isso significa que a Toyota irá mostrar um interior de alta tecnologia similar ao conceito do Lexus UX mostrado no Paris Motor Show.

Quanto ao interior dos veículos você pode esperar ver mais tecnologia smart entrando nos painéis. A BMW irá mostrar sua nova tecnologia chamada HoloActive Touch, que é basicamente um termo pomposo para controle por gestos. Nós também veremos um novo sistema de evitar batidas de companhias como Mobileye e Audi.

Mais fones de ouvido sem fio

CES_0001_fonesImagem: AP

A Apple matou a entrada de fones de ouvido esse ano, deixando muitas pessoas frustradas. A CES 2017 deve resolver muitas das preocupações, pois esperamos ver quase todos os principais fabricantes de fones de ouvido apresentar uma opção sem fio.

Os fones de ouvido sem fio mais empolgantes serão competidores diretos dos AirPods da Apple, e esperamos que eles sejam mais bonitos e ofereçam melhores controles. Nós provavelmente veremos uma ampla seleção de fones sem fio, alguns serão mostrados como produtos de moda enquanto outros serão mais discretos. Espere uma enorme variedade de opções.

Muitos conectores e adaptadores

CES_0000_adaptadores
Nós estamos no meio de uma grande mudança na computação. Muitos dos conectores universais antigos como adaptadores DC, USB 3.0, micro USB, e até mesmo a entrada de fone estão sendo removidos dos mais novos gadgets. Em seu lugar estão aparecendo conectores mais novos, sofisticados, e geralmente melhores, como o USB-C e o Lightning.

Ainda assim, enquanto fazemos a transição, usar nossos acessórios será extremamente atrapalhado e irritante. Você vai precisar de um adaptador para praticamente tudo hoje em dia. Se você tem um laptop novo, você vai precisar de um adaptador de leitor de cartão ou até mesmo algo que permita o acesso aos seus velhos flash drives de USB 3.0. Fica ainda pior quando você pensa em conectar um monitor a esse laptop.

Na CES 2017, uma das maiores tendências que pode passar batida são todos os novos adaptadores e conectores que são feitos para fazer a transição entre a sua velha tecnologia e os novos itens. Eles não são nada elegantes, mas eles infelizmente são um componente necessário se você adquirir as mais recentes novidades. Espere ver muitos conectores e adaptadores para todas as entradas possíveis.