Embora pareça que ainda estamos processando todos os últimos dispositivos e anúncios da Apple, chegou a hora de trocar nossas atenções e nos prepararmos para o que vem por aí do outro lado da partilha dos smartphones. Isso porque o grande evento do Google para o último trimestre do ano está a menos de uma semana da gente e trará novidades importantes para qualquer um interessado em Android, smartphones, Chromebooks e qualquer outra coisa em que o Google decida colocar sua assistente digital.

Pixel 2: A segunda geração de smartphones “feitos pelo Google” vem aí

Os novos Pixels, chamados de Pixel 2 e Pixel 2 XL, claramente serão as estrelas do show. Baseado em fotos vazadas, os smartphones de 5,5 e 6 polegadas do Google são uma versão mais elegante do design do Pixel do ano passado, além de incluírem novas funcionalidades, como a certificação IP-67 de resistência a água e alto-falantes frontais duplos. Entretanto, outras especificações que viraram rumores nos deixam um pouco preocupados, como a falta de um plug de fone de ouvido no Pixel 2 e a pequena bateria de 2.700 mAh. Com a Apple dando o pontapé inicial à temporada de smartphones com o iPhone X, o Google realmente precisa trabalhar duro se quiser impressionar.

Google Home: uma nova versão mini e talvez uma “Max”

No ano passado, o Google lançou o Google Home para ajudar a combater o exército de dispositivos Echo, da Amazon. E embora achemos que o Home seja o mais inteligente dos assistentes, ele precisará de ajuda se quiser tomar espaço da Amazon na disputa de alto-falantes inteligentes. É aí que entra o mini Google Home. Com um suposto preço de apenas US$ 49 e um design menor e mais bonito, ele deve ser uma alternativa decente para qualquer um pensando em comprar um Echo Dot.

Também existem algumas conversas sobre algo chamado Google Home Max, que parece vir para desafiar o Apple HomePod com sua própria configuração Hi-Fi e assistente embutido. Entretanto, o 9to5Google noticia que o estado atual de desenvolvimento do Max ainda é incerto, então tem uma boa chance de que ele não esteja pronto para exibição no evento do Google da próxima quarta-feira (4).

Chromebook: o Google ama seus notebooks caros

Claramente, existe alguém de alta hierarquia no Google que não se cansa de notebooks Chromebook/Android premiums, porque depois de lançarem o Chromebook Pixel em 2013 (e uma segunda versão dois anos depois) e o Pixel C em 2015, rumores indicam que a companhia vai estrear um novo Pixelbook na semana que vem. A novidade para 2017 seria que o Pixelbook seria um híbrido 2 em 1, graças a uma dobradiça de 360 graus, e que ele teria reconhecimento de caligrafia embutido e até mesmo uma caneta stylus opcional. A verdadeira pergunta é se isso será o suficiente para convencer as pessoas a comprarem um Chromebook que supostamente sairá por no mínimo US$ 1.199.

Realidade Virtual: um novo headset Daydream

De todos os esforços do Google com dispositivos móveis, o headset de realidade virtual DayDream parece estar longe na lista de prioridades. Entretanto, baseado nos mesmos vazamentos que detalharam os novos Pixels e o mini Home, parece que o Google preparou uma versão revigorada de seu headset de realidade virtual, com um design ajustado e novas opções de cor. Ainda estamos esperando para saber se o novo modelo vai incluir algum novo recurso.

Atualizações para o Android: mais dispositivos vão receber o Google Assistente, e talvez tenhamos uma data de lançamento para o Google Lens também

Imagem: Google

Na preparação para o evento do Google, já vimos novos e velhos dispositivos, como os fones de ouvido Bose QC35 II e o Nvidia Shield TV, ganharem o reforço do Google Assistente, e só podemos imaginar se haverá um monte de produtos parceiros adicionais a receberem um tratamento parecido. Com a guerra de assistentes digitais a todo vapor, a melhor chance do Google de contra-atacar todos os novos dispositivos Echo que a Amazon acabou de anunciar e coisas como o Apple Homepod, com a Siri, é colocar o Google Assistente no máximo de produtos e dispositivos que puder.

Também tem uma chance de que ouçamos mais sobre ou até fiquemos sabendo de uma data de lançamento para o Google Lens, a tecnologia de reconhecimento visual do Google que pode te ajudar a identificar coisas como a espécie de uma flor apenas apontando a câmera do seu celular para ela. O Google Lens foi anunciado inicialmente durante a conferência Google I/O 2017 e foi previsto para ter integração com o Google Assistente e o Google Fotos. Com todas as notícias recentes sobre a assistente digital, parece uma boa hora para a empresa falar mais sobre o Google Lens.

Imagem do topo: Google