_Tecnologia

O que esperar da IFA 2019, a maior feira de tecnologia da Europa

A IFA, maior evento de tecnologia da Europa, ocorre em Berlm entre 6 e 11 de setembro; esperamos ver lançamentos de TV e novos smartphones.

Montagem com vários dispositivos que devem ser lançados na IFA 2019

Não falamos muito sobre a Europa por aqui, mas nessa semana o Gizmodo US estará na Alemanha tomando cerveja, tentando falar algo em alemão e cobrindo a IFA, a maior feira de eletrônicos da Europa. Veja o que você pode esperar com base em rumores, pré-anúncios e um pouco de adivinhação. Não deixe de conferir nossa cobertura nos próximos dias.

Telefone de duas telas da LG

A IFA não é um evento muito focado em smartphones, como já foi no passado. Mesmo assim, a LG deve lançar algum tipo de smartphone dobrável em uma conferência de imprensa a ser realizada em 5 de setembro. A empresa mostrou um teaser em vídeo no mês passado sobre o lançamento e que mostraria na feira o tal aparelho.

Não temos ainda muitos detalhes do telefone. No entanto, sabemos que este seria o segundo celular de tela dupla da LG após o LG V50 ThinQ mostrado durante o MWC em fevereiro.

No início dessa semana, a LG anunciou uma parceria com o Naver, um mecanismo de busca popular na Coreia do Sul, para criar um novo navegador otimizado para duas telas. O navegador, chamado de Whale, será apresentado na IFA juntamente com o telefone de tela dupla.

O Engadget Japão também fez uma matéria sobre um telefone apelidado de G8X que eles acham que será exposto no evento. O telefone possui um processador Snapdragon 855, entrada convencional para fone de ouvido e leitor de impressão digital sob a tela. Não está claro se este é o telefone dobrável ou simplesmente uma versão mais barata do LG G8, que já está sendo vendida.

Um monte de telefones que não serão vendidos nos EUA e nem no Brasil

A LG não será a única companhia a anunciar smartphones. A Sony, que deixou o mercado brasileiro, deve lançar um ou dois dispositivos Xperia, e a TCL e a BlackBerry podem também estar preparando algo. A Huawei e sua marca Honor não devem anunciar grandes lançamentos, embora essas empresas tenham mostrado telefones novos em edições passadas, então vai saber, né?

A Nokia certamente também mostrará algo. Ela já confirmou que anunciará smartphones e feature phones no evento de Berlim.

Mais TVs 8K

A IFA é cada vez mais um lugar em que os fabricantes de TV tentam se destacar e em 2019 isso não será diferente. A Sharp já confirmou que planeja exibir a maior TV 8K de todos os tempos. Deve ser um aparelho de 120 polegadas que também vem equipado com 5G.

Outras fabricantes, como Samsung, Philips, Hisense e TCL, também estarão presentes por lá. A Samsung lançou TVs 8K no início do ano, e pode ter mais um modelo vindo por aí. A Philips é uma das poucas fabricantes de TV que não ficam por aí ostentando uma monstruosidade de milhões de pixels, então talvez possamos ouvir algo nesse sentido. Não há muitos rumores sobre a HiSense ou o TCL, mas as duas estarão por aí exibindo seus aparelhos mais recentes.

Algo relacionado à marca Walkman

A Sony fará uma coletiva de imprensa em 5 de setembro. O foco do evento será provavelmente novos telefones e um ou outro produto de entretenimento de casa. A empresa japonesa anunciou várias câmeras e headphones agora no meio do ano, então pode ser que não tenha muitas novidades nesses setores. Com o 40º aniversário do Walkman, há a chance de a Sony se aproveitar do momento e apostar na nostalgia. Não que isso necessariamente vá dá certo, mas não deixa de ser uma tentativa.

Coisas absurdas da Acer

A Acer realizará uma coletiva de imprensa em 5 de setembro, e a empresa provavelmente se concentrará em laptops: de opções baratas a outros super finos.

A empresa também costuma mostrar algo divertido. Há alguns anos, ela exibiu uma tela curva de 21 polegadas, que meu editor me fez levar para casa no metrô numa maleta que pesava quase 30 kg. No ano passado, a Acer tinha um trono de monitores que lamento não ter tido a oportunidade de testar. Não temos certeza de qual será a coisa maluca dessa vez, mas estamos animados.

Um speaker portátil da Sonos

Crédito: Winfuture

Nós já sabemos que a Sonos planeja ter uma coletiva de imprensa na IFA, e dado que a nova caixa de som Bluetooth da empresa já tenha vazado, temos uma boa ideia do que vamos ver.

O dispositivo será um alto-falante portátil com Bluetooth e Wi-Fi maior que o Sonos One. Ainda não temos ideia da duração da bateria, disponibilidade ou se ele suportará a Alexa ou o Google Assistente (embora o Winfuture tenha relatado que possui seis microfones embutidos).

Uma data de lançamento para o Samsung Galaxy Fold

Crédito: Sam Rutherford/Gizmodo

O Samsung Galaxy Fold é, com certeza, um dos smartphones que todos lembraremos quando pensarmos no ano de 2019. Anunciado com grande alarde, adorado e depois ridicularizado quando jornalistas acidentalmente danificaram o aparelho.

A empresa tem corrigido as falhas nos últimos meses e prometeu uma nova data de lançamento. Com o Note 10 já lançado, é lógico que as grandes novidades da companhia devem ter relação com o Fold. Uma reportagem recente da agência sul-coreana Yonhap, descoberta pelo Android Central, dá suporte a esta noção. Se os rumores forem verdadeiros, espera-se que o Fold comece a ser vendido em 6 de setembro, o primeiro dia da IFA.

Muitos laptops

Crédito: Sam Rutherford/Gizmodo

A AMD provavelmente não terá novidades na IFA, já a Intel anunciou uma série de novos processadores móveis. A fabricante de GPUs para dispositivos móveis Nvidia deve fazer alguma aparição junto com a Acer, Lenovo, Asus, Toshiba e Samsung em suas respectivas coletivas de imprensa. Isso significa que você pode esperar muitos laptops com novas CPUs e GPUs.

Ainda não está claro se estes serão laptops com novos designs, ou simplesmente vários dispositivos com pequenas melhorias de hardware. A Intel tem incentivado novas iniciativas de design, chamada Project Athena, que promete produzir laptops finos e que não têm bateria ou desempenho comprometidos por isso. Devemos ver alguns desses pela IFA.

Um vibrador super flexível

MysteryVibe é uma empresa de brinquedos sexuais divertidos conhecida por fazer um vibrador muito flexível. Atualmente, ela produz o Crescendo, um vibrador que lembra uma pulseira de encaixe magnético.

Não temos a menor ideia do que a companhia está planejando para sua coletiva de imprensa a ser realizada em 5 de setembro, mas provavelmente envolve silicone e flexibilidade de algum ginasta talentoso.

Muitos vestíveis

Crédito Victoria Song/Gizmodo Brasil

Você gosta de relógios? Você gosta de relógios inteligentes com telas grandes e com diferentes formas de personalização? Bem, você provavelmente adorará a IFA!

A Fitbit já anunciou a nova Fitbit Versa 2, mas novos detalhes sobre o serviço opcional, Fitbit Premium, podem ser divulgados.

Enquanto isso, a Garmin acabou de anunciar um smartwatch que pode ser carregado por energia solar. No entanto, também há uma conferência planejada para 5 de setembro, e a WinFuture relata que lançará mais alguns relógios, incluindo alguns recursos de treinamento similares aos encontrados no Fitbit Premium.

O Droidlife informa que também veremos uma série de dispositivos wearOS graças a registros na FCC (órgão de telecomunicações dos EUA equivalente à Anatel). Os dispositivos, todos produzidos pela Fossil, terão marcas conhecidas no mundo da moda, como Michael Kors, Diesel, Armani, Misfit e Kate Spade.

Sair da versão mobile