O que falta para os carros elétricos engrenarem de vez no Brasil?

Carros elétricos ganham espaço no Brasil, mas falta de estrutura empaca seu crescimento.

Talvez seja bizarro pensar que carros surgiram antes dos modelos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel. Sim, isso é verdade. Mas naquela época, com o rápido avanço da indústria petrolífera, era difícil que outras tecnologias tomassem à frente, principalmente por conta da eficiência energética (ou da falta dela) nas opções movidas à eletricidade.

Algumas décadas depois, parece que o setor está finalmente pronto para continuar sua curva ascendente e sem olhar para trás. Pois, quer queira, quer não, o futuro da mobilidade é o carro elétrico e não se trata de escolha: é um caminho sem volta.

Parte dessa mudança acontece principalmente devido à conscientização da sociedade com o meio ambiente. Muitos países, inclusive, já estipularam metas ambiciosas que estão fechando o cerco contra veículos a combustão e a promessa de substituição de 100% da frota dentro dos próximos 30 anos. Do outro lado, temos acompanhado uma evolução constante na própria tecnologia dos carroselétricos, que finalmente estão se tornando mais eficientes e uma alternativa real aos transportes com os quais estamos habituados.

Como isso tudo se reflete na nossa realidade e o que esperar para o setor de mobilidade elétrica no Brasil e no mundo? Conversamos com um time de especialistas para tentar responder algumas dessas questões.

Leia mais no Bitniks

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas