Caro Lifehacker,

Eu montei muitos computadores por um tempo considerável, mas assim que eles ficavam obsoletos, eu os substituía por computadores novos. O que eu devo fazer com todas as peças velhas que tenho aqui? Não quero jogá-las fora.

Obrigado,

Colecionador de HDs

Caro Colecionador,

Mesmo obsoletas, você ainda consegue achar um ou dois usos para suas peças antigas — mesmo que não seja num novo computador. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer com elas, desde as mais óbvias até as mais surpreendentes.

Construir um computador fraco para uma coisa só

1Não é a ideia mais original do mundo, mas se você tem peças suficientes para construir uma máquina nova — com ou sem um gabinete bacana —, você pode juntar tudo e dar um novo objetivo. Por exemplo, não importa que um computador possa ser muito ruim, ele ainda pode ser usado como servidor doméstico para guardar arquivos dos outros computadores da sua casa, baixar torrents 24 horas por dia, e outras tarefas diárias. Também não precisa de muito para montar um home theater PC para todos os seus filmes e séries, então essa pode ser uma boa opção.

Se você não tem um gabinete para usar (se bem que eles podem durar para sempre), pode fazer um gabinete temporário usando uma caixa ou montar seu PC dentro de uma estante ou escrivaninha.

Achar novos usos para cada peça

2Algumas peças podem ter novos usos sozinhas mesmo. Por exemplo, você pode facilmente usar um HD velho como HD externo com uma simples caixa apropriada ou transformar um drive de DVD num drive externo. Se você tem placas de vídeo da Nvidia sobrando, pode usá-las no seu PC atual como um processador PhysX dedicado para jogos que suportam isso (e se sua placa de vídeo atual não é tão boa). Se você sabe montar coisas sozinho, pode até mesmo transformá-la numa placa externa para dar uma forcinha nos jogos do seu notebook. Nem todas as partes podem ser reaproveitadas desta maneiras, mas antes de começar a jogar as coisas fora, veja se alguma delas tem utilidade no seu computador atual.

Crie projetos divertidos

3Esta opção não é particularmente útil, mas se você tem muitas peças sobrando e quer fazer alguma coisa legal com elas, você pode transformá-las num projeto de faça-você-mesmo. Por exemplo, você pode usar um gabinete antigo como aquário, fazer uma mesinha de café usando placas antigas ou um milhão de coisas legais. Dê uma procurada e ache projetos que outras pessoas criaram ou pense em jeitos de decorar sua caverna geek sozinho.

Venda suas peças

Você pode não ver utilidade num Pentium 4 ou numa placa de vídeo da AGP, mas alguma outra pessoa pode ver. Se você não consegue achar nada para fazer com elas em casa, coloque-as à venda no MercadoLivre e veja se consegue ganhar alguma grana. Você pode tanto vendê-las como partes separadas ou montar computadores para vender. Você não vai ficar rico assim, claro, mas pelo menos ganha um dinheirinho e ajuda outra pessoa a conseguir as peças que ela quer. Só tome cuidado para não ter problemas nas vendas online.

Recicle-as

Se tudo isso não der certo e você só quiser se livrar das peças antigas, não as jogue no lixo. Elas podem conter metais perigosos e você não quer poluir o solo, certo? Sua cidade deve ter opções e lugares que coletem lixo eletrônico. Procure no Google e encontre algum lugar seguro para se livrar de suas peças antigas de uma maneira responsável.

Atenciosamente,
Lifehacker.