_Android

O que Google fez nas buscas do Android Market?

Se esperamos que alguma coisa funcione excepcionalmente bem nos produtos do Google, essa coisa é a busca. Pena que isso nem sempre acontece: por muito tempo, encontrar apps no Android Market era um desafio, com sugestões irrelevantes dominando os resultados. O Google se mexeu para consertar isto, mas pisou na bola de novo, fazendo apps […]

Se esperamos que alguma coisa funcione excepcionalmente bem nos produtos do Google, essa coisa é a busca. Pena que isso nem sempre acontece: por muito tempo, encontrar apps no Android Market era um desafio, com sugestões irrelevantes dominando os resultados. O Google se mexeu para consertar isto, mas pisou na bola de novo, fazendo apps populares “sumirem” do Market – e deixando os desenvolvedores irritados.

O Google mexeu no algoritmo de busca do Market no dia 28 de junho, e desde então apps populares perderam destaque, enquanto apps menos baixados e menos relevantes agora aparecem em primeiro lugar. Isso prejudica desenvolvedores que ganham dinheiro com venda de apps, ou com propagandas em apps gratuitos. Segundo o jornal The Register:

Um desenvolvedor disse que o app dele estava no primeiro lugar da lista quando procurado pelo nome ou por palavras-chave específicas. Depois das mudanças, ele não consegue encontrar o app mesmo procurando pelo nome exato do app. Procurando pelo nome do desenvolvedor, algo que um consumidor provavelmente não faria, colocou o app dele bem abaixo na lista, atrás de apps com menos de 50 downloads e sem resenhas.

Em 6 de julho, um representante do Google disse que eles sabiam do problema e estavam resolvendo. Como o tópico no fórum oficial do Android que relata o problema tem mais de 1.000 posts e não para de crescer, o problema ainda não foi resolvido. [Fórum do Android Market via The Register via AndroidCommunity; imagem via]

Sair da versão mobile