_Tecnologia

O que há de novo no Beta do Ubuntu Linux 11.10 “Oneiric Ocelot”

Como a maioria dos updates do Ubuntu, a versão 11.10 não é uma grande reformulação; ao invés disso, ela melhora as grandes mudanças feitas no 11.04, ao limpar o Dash, revisando o Ubuntu Software Center, e trazendo alguns novos softwares padrão. Eis aqui uma espiada nas maiores mudanças do beta recém-lançado. O Ubuntu 11.04 introduziu […]

Como a maioria dos updates do Ubuntu, a versão 11.10 não é uma grande reformulação; ao invés disso, ela melhora as grandes mudanças feitas no 11.04, ao limpar o Dash, revisando o Ubuntu Software Center, e trazendo alguns novos softwares padrão. Eis aqui uma espiada nas maiores mudanças do beta recém-lançado.

O Ubuntu 11.04 introduziu algumas grandes mudanças no desktop default do Ubuntu, mais notadamente a nova interface Unity. 11.10 que refina algumas partes da Unity, enquanto adiciona algumas funções de conveniência também. Nós não vamos falar sobre todas as pequenas mudanças aqui (já que tem muitas mudanças menores), mas sim algumas das maiores de você irá notar logo de cara, e (em grande parte) ser grato a elas.

 

O Dash, simplificado


O Dash, introduzido no Ubuntu 11.04, é um launcher bacana que te dá acesso rápido aos seus aplicativos e arquivos através de uma busca rápida. Ele tinha alguns probleminhas, que o tornavam irritante de usar no 11.04. Agora, o Dash tem apenas um botão, no topo de sua dock, que abre o Dash completo – sem launchers separados para o Unity Places. Ao invés disso, buscar arquivos e aplicativos são “abas” dentro do próprio Dash, chamadas de “lenses”, e eles adicionaram uma para música para que você possa rapidamente tocar suas músicas através do Dash. Além disso, o Dash tem seu próprio controle de janelas, então você pode facilmente maximizá-lo se quiser. Ele também é levemente transparente, e muda de cor de acordo com o seu papel de parede, que é um detalhe bacana.

 

O Software Center do Ubuntu ganha uma versão revisada


O novo Software Center é fantástico, e muito mais rápido do que era antes. Ele na verdade parece bastante com a App Store do Mac (Eu acho que nós não deveríamos ficar surpresos), mas é fácil de navegar, fácil de instalar apps e é algo que eu posso me imaginar usando agora. Existem ainda algumas partes para melhorar, mas como um todo é um ótimo update – você pode notar quais partes não receberam tanta atenção quanto algumas outras (navegar a partir da página inicial é ótimo, mas assim que você entra em uma categoria, as coisas começam a ficar simples demais).

Junto com essa revisão tem a surpreendente mudança de que o Synaptic não está mais incluindo no Ubuntu por padrão. Isso pode enfurecer alguns veteranos do Linux, mas em todo caso, você pode facilmente instalá-lo a partir do Software Center e continuar com a sua vida. É apenas uma mudança chocante quando você inicia, procura pelo Synaptic e não encontra nada.

 

Thunderbird e outros novos programas padrão


Finalmente o Ubuntu incluiu o Thunderbird como o cliente de e-mail padrão, e ele se integra muito bem com o desktop Ubuntu. Você pode acessá-lo direto do menu de mensagens, receber notificações no desktop, e até mesmo escrever novas mensagens ao clicar com o botão direito no seu ícone na dock. Ele não é totalmente abrangente – por exemplo, ainda falta a integração com o calendário – mas é uma mudança muito bem-vinda se você prefere o Thunderbird ao Evolution.

Deja Dup agora é a nova ferramenta padrão de backup, que deve se integrar com o GNOME Control Center e o Ubuntu One.

 

Controle de janelas escondido por padrão

Da série de “mudanças realmente pequenas que todo mundo está reclamando”: Quando você maximiza uma janela, os controles de janela desaparecem junto com o File, Edit, e outros menus de aplicativo, mostrando apenas o nome do app na barra de menu. Uma vez que você passa sobre eles no canto superior esquerdo da tela, eles reaparecem, e você pode minimizar, restaurar ou fechar a janela, eles apenas não estarão lá a menos que o seu mouse também esteja. Isso parece uma mudança estranha, especialmente se você não gostou quando o 11.04 fez com que o menu de aplicativos desaparecesse, mas é assim que é agora.

 

Um novo switcher Alt+Tab


O novo switcher Alt+Tab parece muito mais bonito do que antes, e até mesmo integra previews de janelas se você tiver múltiplas janelas abertas para um app específico. Tirando isso, ele não funciona de maneira muito diferente do que fazia antes, mas como o resto do 11.10, traz uma certa melhora para o OS que torna mais agradável de usar (sem, você sabe, exagerar como o Flip 3D do Windows).

 

Nova tela de Login


GDM não é mais a tela de Login padrão para o Ubuntu; ao invés dela, uma nova tela de Login chamada LightDM (junto com um tema bem estiloso que vem com o Ubuntu) será a sua saudação padrão quando você iniciar. È um pouco mais limpa e bonita do que a GDM era, então é na verdade uma mudança bacana, e até um pouco surpreendente no começo. A maior mudança na tela de login, entretanto? Você não tem mais a opção para iniciar no Ubuntu Classic. Unity e Unity 2D (para máquinas mais modestas) são as únicas opções incluídas por padrão. Se você quiser alguma outra opção (como GNOME 3, que ainda é bem diferente da versão antiga do Ubuntu), você pode instalá-lo no Software Center.

Essas não são as únicas mudanças no Ubuntu 11.10, mas estes são alguns dos maiores updates que você irá notar logo de cara. Se você quiser dar uma olhada no beta, vá para o beta index do Ubuntu para fazer download de um live CD. A versão final do Oneiric Ocelot está prevista para chegar dia 13 de Outubro.

Sair da versão mobile