Este é o novo conector Lightning da Apple, que chegou para substituir o velho padrão de 30 pinos. É assim que carregaremos a bateria dos iPods, iPads e iPhones, e é assim que vamos sincronizá-los com o computador.

De acordo com a Apple, o conector Lightning é mais durável, “adaptável” e pode ser usado de ambos os lados: ou seja, ao contrário do USB, você sempre vai inseri-lo do lado certo. Ele é 80% menor que o conector de 30 pinos.

Sim, há um adaptador para usá-lo com conectores de 30 pinos, mas ainda não foi divulgado o preço. Para referência, o adaptador para MagSafe 2 custa US$10 (R$49 no Brasil).

A Apple usava o conector de 30 pinos em seus dispositivos desde 2003, quando o iPod de terceira geração abandonou o padrão FireWire.

O conector de 30 pinos era útil porque permitia à Apple usá-lo para controlar acessórios sem usar drivers, de uma forma que conectores USB não conseguem fazer. Mas ao longo dos anos, toda essa tecnologia se tornou grande demais, então a Apple a deixou de lado por um novo padrão.