O Skype é a nova menina dos olhos de Redmond, sede da Microsoft. Mas diferente de outras aquisições estranhas da empresa (Danger, estou olhando para você!), o Skype é um nome internacionalmente conhecido. Como o serviço se encaixará no mundo da Microsoft?

Obviamente, ainda não sabemos se a Microsoft deixará a marca existindo por si só e funcionando de forma autônoma, do mesmo jeito que existe hoje. Mas há uma questão ainda maior: como a Microsoft usará o Skype para melhorar suas próprias tecnologias? Será que eles controlarão a marca com sua mão pesada e acabarão com o sistema? Esperamos que não. E nós temos alguns palpites sobre como a Microsoft pode usar a tecnologia do Skype em seus três principais produtos: Windows, Xbox/Kinect e Windows Phone.

Vídeochamada na sala:

Combine a câmera do Kinect com o serviço do Skype e você terá uma experiência de vídeochamada que não só se encaixa de forma mais casual na vida comum, como transforma sua casa em algo que lembra os Jetsons. Contatos do Xbox, Skype e MSN podem ser integrados sem dificuldade em apenas uma interface de chat. Basicamente, é aquilo que o Google a Logitech tentaram emplacar com o Google TV. Com a diferença de que aqui a coisa pode não ser tão ruim.

Windows Live Messenger:

Fora dos EUA, o MSN, que agora é chamado de Windows Live Messenger 2011 (ou algo do tipo), continua bombando. O problema é que ele é um troço feio e nada prático. Mas se eles utilizarem o design e a interface de uso do Skype ele pode ficar muito bom! Se a Microsoft tiver algum senso, eles deverão abolir completamente o formato atual do MSN — salvando apenas os contatos — e espalhando o DNA do Skype em seu software.

Um competidor para o Google Voice:

A Microsoft tem um sistema bacaninha chamado Windows Phone 7, que nós adoramos, mas que ainda não conseguiu entrar nos trilhos. Além da falta de um bom sistema integrado de mensagens, a plataforma não tem um serviço de ligações pela internet simples e prático, como o Google Voice funciona nos EUA. O Skype mostra o caminho certo. Imagine alguém ligando para seu celular e tendo a opção de jogar essa ligação com facilidade para seu computador, tablet, Xbox… Parece bom, não?

Agora, Microsoft, é com você.