_Facebook

O que são os ícones de bate-papo do Facebook Home?

Uma das partes centrais da nova interface do Facebook são as “chat heads, a visão do Facebook de como nós devemos trocar mensagens. No Brasil, elas serão chamadas de “ícones de bate-papo”. Parece divertido! Mas o que é isso, exatamente? E eles vão mudar a forma como nos comunicamos? Ícones de bate-papo são a interface […]

Uma das partes centrais da nova interface do Facebook são as “chat heads, a visão do Facebook de como nós devemos trocar mensagens. No Brasil, elas serão chamadas de “ícones de bate-papo”. Parece divertido! Mas o que é isso, exatamente? E eles vão mudar a forma como nos comunicamos?

Ícones de bate-papo são a interface de chat e mensagens do Facebook Home…

Como Zuckerberg disse durante a conferência de hoje, os smartphones são sobre comunicação, então faz sentido que a visão do Facebook para um smartphone social seja centralizada em uma forma nova de se comunicar. O Facebook já estava trabalhando nisso com o app Messenger que permite que você integre suas mensagens do Facebook e SMS em um único app. Os ícones de bate-papo são uma forma mais evoluída desta visão.

… que integra mensagens mais facilmente na interface de usuário do Android…

Isso é fundamental em toda a visão do Facebook para o Home. Nada de apps. Os ícones de bate-papo são um pedaço da interface do seu smartphone, assim como toda a experiência do Facebook Home. Eles aparecem quando você precisa e são descartados quando você não precisa. Você não precisa navegar para uma tela separada ou usar um app para suas mensagens.

… ao mostrar você e seus contatos como pequenos pontos com foto de perfil…

As notificações que você está acostumado nos apps do seu smartphone agora vão se transformar em algo do tamanho da ponta de um dedo que revela parte da foto do perfil de um contato. Quando você toca no ícone, ele abre como uma janela de conversa mais tradicional. Quando você acaba de ler e conversar, ele fecha e volta a ser apenas um círculo pequeno.

… que você interage usando gestos divertidos…

Quando o ponto se fecha, você pode movê-lo para a parte que quiser da tela – da mesma forma como você move uma janela de bate-papo da forma que quiser na tela do seu computador. Você pode também agrupar as conversas e mexer em todas ao mesmo tempo. Quando acabar uma conversação específica, um simples gesto de descarte se livra dela.

… e pode fazer as mensagens ficarem mais divertidas e úteis.

Mensagens de texto, bate-papo móvel e e-mail criaram uma revolução na comunicação na qual nós basicamente nunca precisamos conversar no telefone. Mas você não precisa olhar muito além do iMessage para perceber que é uma revolução inacabada. Não é tão simples e fácil como poderia ser. Os ícones de bate-papo do Facebook Home podem ser a solução para este problema.

Sair da versão mobile