_

O que tecnologia tem a ver com cozinha?

Faz tempo que a tecnologia deixou de ser item obrigatório somente em produtos de informática ou equipamentos eletrônicos. Cada vez mais eletrodomésticos têm sido fabricados com diversos recursos tecnológicos, seja para atender a um público que quer sempre o que há de mais moderno, seja para melhorar o desempenho e as funções do produto. Um […]

Faz tempo que a tecnologia deixou de ser item obrigatório somente em produtos de informática ou equipamentos eletrônicos. Cada vez mais eletrodomésticos têm sido fabricados com diversos recursos tecnológicos, seja para atender a um público que quer sempre o que há de mais moderno, seja para melhorar o desempenho e as funções do produto.

Um dos eletrodomésticos que mais tem recebido inovações tecnológicas é o refrigerador (ou geladeira, como preferir). Quem não se lembra daquele modelo da Electrolux que vem até com uma tela LCD touchscreen na porta? A geladeira da linha i-Kitchen exibe no LCD um livro de receitas, recados no estilo “post-it”, calendário, dicas e até uma agenda telefônica, além de funcionar também como portarretrato. Um exemplo de tecnologia que incrementa um produto para atrair o consumidor.

Mas as tecnologias por trás de toda a beleza são as mais interessantes porque não são apenas adereços, mas alteram e melhoram o modo de funcionamento visando benefícios mais amplos e, digamos, duradouros como a economia de energia elétrica, garantindo uma conta de luz bem mais em conta.

A LG aposta nesse caminho e um bom exemplo é o refrigerador Inspiration Door in Door que, como o nome já diz, tem uma porta dentro da porta. Funciona como o “Home Bar” das geladeiras Side by Side só que maior. A ideia é manter ali tudo o que você mais usa para, assim, abrir menos vezes o refrigerador todo.

Agora, tecnologia mesmo é usar uma simples combinação de lâmpadas LED nas cores branca e verde para simular o efeito da fotossíntese com o objetivo de aumentar o tempo de vida das frutas e vegetais, mantendo a umidade das verduras e reduzindo a perda de clorofila. Quer dizer, só o fato de usar lâmpadas LED em todo o refrigerador já garante economia da conta de luz, o que é um benefício e tanto.

E o que acontece quando uma marca forte em eletrônicos e telefonia investe em eletrodomésticos? Mais tecnologia. Certo, ela não é a marca mais lembrada nesse caso, mas as geladeiras da Panasonic já vem com a mesma tecnologia presente hoje em alguns modelos de ar-condicionado: a tecnologia Inverter. Essa mesmo, que reduz o ritmo de funcionamento à noite, quando não há o abre e fecha da porta, economizando energia, além de fazer muito menos ruído.

E então, você que gosta de coisas modernas e tecnológicas, além de ficar de olho em notebooks e smartphones, já pode pesquisar geladeiras, fogões e até máquinas de lavar cheias de recursos e funções.

Sair da versão mobile