_

O que tem dentro das bombas de gás lacrimogêneo usadas no Egito?

As granadas de gás lacrimogêneo usadas para conter protestos no Egito na verdade são fabricadas nos EUA. Elas servem para causar “lacrimejamento nos olhos” e “irritação do trato respiratório e membranas mucosas”. O que tem dentro dessas bombas? O site Ars Technica deu uma olhada em algumas bombas de gás lacrimogêneo, que são fabricadas pela […]

As granadas de gás lacrimogêneo usadas para conter protestos no Egito na verdade são fabricadas nos EUA. Elas servem para causar “lacrimejamento nos olhos” e “irritação do trato respiratório e membranas mucosas”. O que tem dentro dessas bombas?

O site Ars Technica deu uma olhada em algumas bombas de gás lacrimogêneo, que são fabricadas pela empresa americana Combined Tactical Systems em Jamestown, Pensilvânia. Eles descobriram que as granadas e bombas são “cheias principalmente de uma mistura de combustível, que queima para dispersar o agente lacrimogêneo”. Uma das granadas, a Granada de Fumaça Modelo 5220 CN, tem uma mistura de ignição com nitrato de potássio, silício e carvão, usada para criar a fumaça CN (uma forma de gás lacrimogêneo):

A fumaça CN é 71% combustível, feito de clorato de potássio, carbonato de magnésio, nitrocelulose e… sacarose [o açúcar de mesa]. Os outros 29% da fumaça são o agente lacrimogêneo, a cloroacetofenona, que é usada há quase um século e causa irritação séria das membranas da mucosa.

É muita coisa fedida e sim, o gás lacrimogêneo é listado como tendo um “odor pungente”, penetrante, algo que um manifestante pode comprovar. Ele disse ao canal ABC que “seus olhos lacrimejam muito, então não dá pra ver, e você sente como se estivesse com falta de ar. Na verdade você consegue respirar, mas você sente falta de ar, então você tenta correr – mas quando você corre, você inala mais [gás lacrimogêneo]”. [Ars Technica]

Crédito da imagem: The Atlantic

Sair da versão mobile