O que você precisa saber antes de comprar uma câmera fotográfica

Pensando em iniciar um novo hobby que desperta o seu lado criativo? Confira o nosso guia de como escolher uma câmera fotográfica DSLR.

Pensando em iniciar um novo hobby que desperta o seu lado criativo? Confira o nosso guia de como escolher uma câmera fotográfica DSLR.

A vantagem de fotografar com uma DSLR é a possibilidade de usar uma ampla variedade de acessórios – incluindo lentes, flashes e filtros.

Felizmente, a combinação de recursos, desempenho e qualidade de imagem oferecida pela maioria dos modelos disponíveis no mercado – inclusive as câmeras de entrada (listadas logo abaixo) – já é o suficiente para satisfazer fotógrafos iniciantes, mesmo aqueles mais exigentes.

Além disso, as câmeras básicas contam com uma série de modos automáticos que facilitam a fotografia, enquanto o fotógrafo de primeira viagem está se acostumando com os recursos mais avançados do equipamento.

Portanto, confira as dicas de como escolher uma câmera que impulsiona a sua criatividade fotográfica.

Marcas

Na hora da compra, escolha câmeras DSLR fabricadas por marcas conhecidas, como Canon, Nikon, Sony ou Fujifilm. Além da garantia de comprar um produto com boa construção e que entrega uma boa qualidade de imagem, essas câmeras possuem uma extensa lista de lentes e acessórios compatíveis. Na dúvida, escolha as câmeras lançadas mais recentemente, pois elas trarão as tecnologias mais recentes da fotografia digital.

Megapixel da câmera fotográfica

Por mais que a resolução da câmera seja um dos principais itens destacados nos materiais publicitários, a quantidade de megapixels não é algo tão importante. Exceto, claro, se você está interessado em trabalhar profissionalmente com a câmera ou fazer fotos em grandes formatos para impressão. Uma câmera DSLR de 5 ou 6 megapixels, por exemplo, já produz excelentes resultados impressos no formato A3.

ISO

Geralmente, as câmeras de entrada têm uma faixa de ISO se estendendo de 100 a 6.400, ideal para quem está começando na fotografia. Entretanto, se você tem interesse em tirar mais fotos noturnas, procure modelos com ISO mais alto, garantindo assim que suas fotos ficarão com o menor ruído possível.

Lentes

O maior benefício das câmeras DSLR é a possibilidade de troca de lentes. Isso permite fotografar qualquer coisa, desde paisagens com grandes-angulares, passando por fotos da Lua com teleobjetivas, assim como insetos com lentes macro.

Geralmente, as câmeras de entrada vem com uma lente 18-55 mm, o suficiente para quem está começando a utilizar esses tipos de equipamentos. Com o tempo e prática, o usuário poderá investir em uma lente que seja mais adequada ao tipo de fotografia que se pretende praticar.

Vídeos

Além de fotografias, as câmeras DSLR também gravam vídeos de ótima qualidade e, em alguns casos, com qualidade profissional. Se a produção de vídeos está no seu escopo, fique atento à resolução de gravação, se a câmera possui um visor LCD móvel e se ela possui entrada para um microfone externo.

Confira abaixo alguns exemplos de câmeras de entrada indicadas para iniciantes.

EOS Rebel T100 da Canon

A câmera da Canon conta com um sensor de imagem CMOS de 18.0 megapixels, tem capacidade para fazer 3 fotos por segundo e fazer vídeos em 1080p. O equipamento vem como a lente 18-55 mm f/3.5-5.6 e possui compatibilidade completa com outras lentes EF/EF-S, além de flashes Speedlite da Canon.

Saiba mais sobre a T100 da Canon na Amazon!

D3500 da Nikon

Aqui, a câmera tem um sensor CMOS de 24.2 megapixels, faixa ISO entre 100 e 25.600, disparos contínuos de 5 fotos por segundo e gravação de vídeo Full HD 1080p a 60 quadros por segundo. Ela também vem com uma lente 18-55 mm.

Saiba mais sobre a D3500 da Nikon na Amazon!

EOS 90D da Canon

Para quem já tem um pouco de experiência na fotografia, a EOS 90D é uma semiprofissional que conta com um sensor (APS-C) de 32,5 megapixels, com capacidade para fazer disparos de até 10 fotos por segundo sem atraso, além da possibilidade de gravar em 4K com 30 frames por segundo. Ela também conta com um visor móvel e vem equipada com lente 18-55 mm.

Saiba mais sobre a EOS 90 da Canon na Amazon!

Sair da versão mobile