_Ciência

O rio que mudou de cor e outras bizarrices das mudanças climáticas

Inundações, incêndios florestais, aumento do nível do mar, entre outras coisas, são exemplos claros da crise climática. E alguns desses impactos, que talvez você nunca imaginaria, podem ser, no mínimo, estranhos. Ao que parece, nada está imune ao grande experimento humano de encher a atmosfera de gases de efeito estufa a serviço do crescimento econômico. […]

Inundações, incêndios florestais, aumento do nível do mar, entre outras coisas, são exemplos claros da crise climática. E alguns desses impactos, que talvez você nunca imaginaria, podem ser, no mínimo, estranhos.

Ao que parece, nada está imune ao grande experimento humano de encher a atmosfera de gases de efeito estufa a serviço do crescimento econômico. Além disso, esses resultados também mostram as múltiplas maneiras pelas quais o mundo está conectado. O gelo polar mantém as placas tectônicas à deriva de uma certa maneira. Derreta os polos e mudanças sutis, mas detectáveis, ocorrem. A água subterrânea mantém os pólos no lugar. Use muito dela e as coisas começaram a ficar bagunçadas.

Alguns são simplesmente bizarros. Separamos alguns desses fatos desconhecidos para você enxergar como a mudança climática pode afetar até os mínimos detalhes da nossa vida na Terra.

1. A Terra está ficando mais escura

Existe um fenômeno conhecido como “luz da terra” que vem do planeta refletindo a luz do sol de volta ao espaço. Ele pode ser medido quando a Lua está em algum lugar entre as fases nova e cheia, observando o quão brilhantes são as partes escuras do satélite. Um estudo divulgado em agosto analisou duas décadas dessas medições e encontrou uma surpresa: a Terra estava perdendo seu brilho saudável.

O escurecimento do planeta foi devido à perda de nuvens – que são mais reflexivas do que águas abertas – sobre o Oceano Pacífico. O estudo não fez uma análise causal, mas os pesquisadores acreditam que poderia ser motivado por uma mudança climática natural conhecida como Oscilação Decadal do Pacífico. Um planeta menos reflexivo significa que mais energia solar que chega chega à superfície da Terra. E mais gases de efeito estufa na atmosfera significam que mais pessoas ficam presas lá, aquecendo ainda mais as coisas. Não é bom!

2. Os polos estão mudando

Gráfico: NASA / JPL-Caltech

A Terra não está apenas ficando mais escura. Também está ficando mais instável. Vários estudos documentaram o que é chamado de “deriva polar”. Usando dados de satélite da missão GRACE da Nasa, pesquisadores observaram uma mudança inconfundível nos polos rotacionais do planeta. E por inconfundível, quero dizer uma mudança que, desde 2000, é 17 vezes mais rápida do que os polos rotacionais estavam se movendo em 1981.

O motivo: o gelo terrestre está desaparecendo na Groenlândia e na Antártica em um ritmo cada vez mais rápido. A perda de água subterrânea também desempenha um papel importante. Portanto, agora você pode se preocupar com a perda de gelo nos polos, com a mudança dos polos rotacionais e a no polo magnético norte.

3. A crosta terrestre está mudando

Não são apenas os extremos em movimento. A própria crosta da Terra também está fazendo uma nova dança. Uma pesquisa publicada no início deste ano usou dados de satélite e modelagem para ver como o derretimento do gelo estava impactando o solo. O gelo atua como um peso, pressionando o planeta para manter as coisas no lugar. Contudo, com menos dele ao redor, a crosta está ficando cada vez mais alta quanto se movendo horizontalmente. O movimento é medido em milímetros por ano, então não estamos falando de Seattle terminando onde Brisbane está em 2030. Mas, levanta questões interessantes para os pesquisadores, pelo menos.

4. A Tundra está explodindo

A mudança climática está criando uma paisagem infernal de muitas maneiras. Entre eles estão buracos que parecem ser portais para o inferno. Os cientistas documentaram um número crescente de crateras na tundra siberiana, provavelmente impulsionadas por gases explosivos que se acumulam no permafrost –  tipo de solo que ocorre nas regiões polares. A razão pela qual essas bolsas de gás estão se formando? 

O aumento das temperaturas está descongelando o permafrost, que rico em metano. Isso é estranho – e também muito ruim. Em primeiro lugar, é uma ameaça direta ao conhecimento tradicional e àqueles que chamam o Ártico de lar. Além disso, quando esses gases acabam na atmosfera, eles podem aquecer ainda mais as coisas. 

5. Os caranguejos estão ficando maiores

O aumento do tamanho dos caranguejos é, de fato, algo que está acontecendo. Uma história do Washington Post de 2013 descreve uma cena selvagem em que pesquisadores bombearam um tanque de água cheio de dióxido de carbono e, em seguida, jogaram alguns caranguejos e ostras:

Era como assistir a leões dilacerando cordeiros. Os caranguejos saíram correndo de seu lado dos tanques, bateram nas conchas das ostras, abriram-nas com uma garra de maneira semelhante ao que os humanos fazem com uma faca em restaurantes e engoliram-nas.

Estranho? Sim. Mas incluo isso porque essa pequena linha de pesquisa é promovida por negadores do clima para mostrar que a mudança climática é boa, na verdade. (Eu gostaria de estar brincando.) De qualquer forma, você terá muito tempo para desfrutar de seus caranguejos gigantes em 2200  enquanto espera em sua caverna que a temperatura do Sol baixe o suficiente para que você possa ir em busca de uvas. Isto é, supondo que elas não estejam repletas de uma potente neurotoxina que está se tornando mais comum nas águas quentes.

6. Ondas árticas estão bagunçando as nuvens

O Ártico não é estranho às mudanças climáticas. Está esquentando quase três vezes mais rápido que o resto do mundo, e a região, como o conhecíamos no século passado, quase acabou. Entre os acontecimentos mais estranhos, porém, está a região cada vez mais ondulada. Menos gelo marinho significa mais águas abertas. Só isso é um achado estranho. Mas o que o coloca nesta lista é que as ondas maiores estão afetando as nuvens. Um estudo publicado no início deste ano descobriu que o mar aberto também está levando a criaturas microscópicas a viverem na superfície. As ondas maiores significam que essas criaturas são lançadas na atmosfera, onde se tornam núcleos para a formação de água e se transformam em cristais de gelo. Só mais uma coisa bizarra para os árticos se preocuparem.

7. A gravidade está mudando

Sim, mesmo a gravidade não está imune às mudanças climáticas. A perda de gelo e o esgotamento do lençol freático estão, mais uma vez, fazendo com que isso aconteça. Os pesquisadores conduziram um estudo usando satélites da Agência Espacial Europeia (ESA) e descobriram que a perda de gelo da Antártica Ocidental, em particular, está causando mudanças na gravidade. Como nossas outras ocorrências estranhas, não é como se isso significasse que todos nós iremos flutuar ou seremos esmagados. Mas não o torna menos preocupante.

8. O aumento do nível do mar ficará pio por conta de uma oscilação lunar

Um artigo publicado na Nature Climate Change este ano descobriu que estamos entrando em um ciclo lunar de 18,6 anos que causa oceanos mais altos. Isso é ruim porque as mudanças climáticas também estão causando a elevação das águas. A última coisa de que precisamos é mais elevação do nível do mar. Mas parece que é isso que teremos na década de 2030 ao longo da costa norte-americana e, com isso, mais enchentes e risco de tempestade. Extremamente rude da parte da Lua em se intrometer em nossos negócios assim! Já estamos trabalhando o suficiente para arruinar este lugar por conta própria.

9. Os terremotos estão se intensificando

Os terremotos são tão do século 20. Agora vivemos na era dos terremotos. Embora os terremotos sempre tenham existido, as mudanças climáticas desestabilizaram o gelo ainda mais. E por causa da intensa pesquisa em áreas cobertas de gelo, das geleiras das montanhas às plataformas de gelo da Antártica, estamos tendo mais clareza de como o gelo está ficando instável. Os pesquisadores documentaram terremotos do Alasca à Antártica, oscilações que podem ocorrer devido a ciclos de gelo-degelo ou ao colapso de pedaços de gelo. 

As descobertas podem ajudar a prever a futura plataforma de gelo e o colapso glacial, o que eu acho que é útil por razões científicas. “A criosismologia está entrando em uma nova esfera de onde podemos ser úteis”, Douglas MacAyeal, pesquisador de gelo da Universidade de Chicago, disse à Earther em 2019.

10. Os rios estão mudando de cor

Os rios americanos simplesmente não são mais o que costumavam ser. Além de terem sido dizimados pela seca, descobertas publicadas no início deste ano mostram que um terço dos rios nos Estados Unidos mudou de cor. A pesquisa usa dados de satélite que vão de 1984 a 2018 para catalogar os cursos d’água em todo o país com mais de dois quilômetros de comprimento.

Os resultados mostram grandes mudanças em andamento. Embora a pesquisa não investigue as conexões causais, os melhores palpites dos cientistas para as mudanças incluem o escoamento agrícola, as mudanças no fluxo dos rios e o aumento da temperatura da água. Os pesquisadores observam que as mudanças na cor não significam necessariamente que os rios estão se degradando diante de nossos olhos. Mas não se preocupe, há muitos outros sinais mostrando que as hidrovias americanas estão com problemas

 

Sair da versão mobile