_Espaço

O telescópio Hubble capturou uma ilusão de ótica cósmica

Esta imagem repete as mesmas galáxias diversas vezes. Isso acontece devido a um fenômeno chamado lente gravitacional.

Os objetos redondos, brilhantes e amarelos próximo ao centro dessa imagem do Hubble fazem parte de um cluster enorme de galáxias. Se você olhar com calma, vai perceber diversas galáxias azuis que parecem formar um círculo ao redor do cluster, e todas elas são estranhamente parecidas. Isso acontece porque elas são reflexos da mesma galáxia.

A galáxia azul pequena está muito distante do cluster de galáxias brilhante e amarelo, então a luz dela precisa atravessar o cluster para chegar à Terra. A gravidade exerce uma força na luz assim como faz com a matéria. Quando a luz atravessa o campo gravitacional de algo tão grande, como um cluster de galáxias, ela se curva como se tivesse passado por uma lente de vidro curvo. Físicos chama esse efeito de lente gravitacional.

Então quando a luz da galáxia azul atravessa o cluster amarelo, a luz é dobrada e espalhada em diversas imagens de si mesma. Você pode ver essas imagens em um anel ao redor do cluster de galáxia às 4 horas, 10 horas, 11 horas e 12 horas (pense na imagem como um relógio de ponteiro). Tem uma outra imagem próxima ao centro do cluster.

Astrônomos dizem que a imagem mostra 11 galáxias diferentes no fundo, mas, graças à lente grativacional, elas aparecem como 33 imagens. Você consegue encontrar as que estão duplicadas? [NASA]

Sair da versão mobile