O truque do maior fabricante de iPhones do mundo para bater meta de produção

Surto de Covid-19 na Foxconn interrompe produção e pode atrasar entregas de iPhones
6 ou 13 de setembro: Apple pode quebrar tradição para lançar iPhone 14
Imagem: Pexels/Reprodução

A maior produtora de iPhones do planeta, a subsidiária chinesa da Foxconn, localizada na região de Zhengzhou, a 700 Km de Pequim, está correndo contra o tempo para encontrar estratégias para cumprir a meta de produção de iPhones e não afetar a demanda da Apple.

whatsapp invite banner

Uma das estratégias é oferecer um bônus salarial para os funcionários que retornarem aos seus antigos postos de trabalho. Muitos trabalhadores “fugiram” de um surto de Covid-19 na região onde fica localizada a fábrica da companhia.

A empresa enfrenta um surto de Covid-19, a China adotou medidas restritivas severas em todo contra a epidemia. Com o surto da doença, a produção de iPhones no país precisou ser interrompida algumas vezes. No entanto, isso ocorre em um momento crítico, quando a fábrica precisa trabalhar em sua capacidade máxima para atingir as metas de final de ano da Apple.

Na última quarta-feira, autoridades governamentais chinesas impuseram uma paralisação de sete dias na região na zona de produção onde fica localizada a fábrica. A medida faz parte do programa “Covid zero”, que visa adotar um conjunto de medidas extremamente rigorosas para conter o avanço de surtos da doença no país.

As duras restrições exigiam que os funcionários permanecessem dentro do complexo até não haver mais nenhum caso da doença. No entanto, muitos funcionários recusaram o confinamento e fugiram das fábricas gerando imagens impressionantes de longas filas de pessoas andando pelo acostamento de um rodovia. Vídeos da “fuga” em massa viralizaram nas redes sociais na última semana.

O bloqueio termina hoje e, para contornar o problema e cumprir a o acordo de produção de iPhones firmado com a empresa da “maçã”, a Foxxcon está recrutando novos funcionários e também oferecendo bônus salarial para funcionários que deixaram a empresa  e por conta das inúmeras paralisações, mas aceitem retornar a seus postos de trabalho.

No último domingo, a Apple divulgou um comunicado no qual reconheceu que algumas remessas de iPhone serão bem menores do que o previsto. Além disso, algumas entregas previstas para o mês de dezembro podem atrasar e serem realizadas após o prazo previamente estipulado.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas