É difícil visualizar algo tão pequeno e tão complexo como o HIV (vírus da imunodeficiência humana). Mas agora, Ivan Konstantinov e sua equipe da Visual Science criaram o modelo 3D mais detalhado do vírus que existe. Veja o vídeo para conhecê-lo.

Uma imagem desta visualização ganhou o primeiro lugar do Desafio Internacional 2010 de Visualização na Ciência e na Engenharia, patrocinado em conjunto pela revista Science e pela National Science Foundation (NSF). O modelo contém 17 proteínas virais e celulares diferentes, e a membrana incorpora 160 mil moléculas de lipídios de 8 tipos diferentes, nas mesmas proporções de uma partícula real de HIV. O modelo destaca as partes codificadas pelo próprio genoma do vírus em laranja, enquanto tons de cinza indicam as estruturas incorporadas pelo vírus quando ele interage com uma célula humana.

Para criar a visualização, a equipe consultou mais de 100 artigos sobre HIV dos principais periódicos científicos, e conversaram com especialistas na área. Então, eles reconstruíram as proteínas virais a partir de imagens de raio-X, antes de construir a estrutura de uma partícula inteira de HIV. A aparência final foi obtida por designers experientes e especialistas em gráficos 3D. Graças ao software e algoritmos desenvolvidos pela empresa, o modelo ficou completo em cerca de três meses.

A ilustração foi destaque da capa da revista Nature Medicine em setembro/2010, como parte de uma edição especial preparada pela Global HIV Vaccine Enterprise. Mas como o modelo tem uma resolução alta, Konstantinov diz que ele é adequado para uma série de formatos, de pôsteres a animações e aplicações interativas para a web e plataformas móveis.

Por enquanto, eles planejam usar o modelo em escolas e para popularizar a pesquisa científica. Mas este modelo, e outros criados pela empresa – como uma visualização do vírus da gripe suína – com certeza serão úteis na pesquisa médica.

Se você quer ver mais vencedores do Desafio Internacional 2010 de Visualização na Ciência e na Engenharia, veja nossa galeria online aqui.

A New Scientist reporta, explora e interpreta os resultados das descobertas humanas no contexto da sociedade e da cultura, fornecendo uma cobertura ampla de notícias sobre ciência e tecnologia.