O Windows 8 inicia tão absurdamente rápido que, em tese, te dá apenas 200 milissegundos para acessar o menu de boot. Felizmente, a Microsoft resolveu esse impasse desenhando um totalmente novo, inclusive na forma de acesso, para que você não precise ficar apertando a tecla F8 loucamente.



Tome por parâmetro um PC equipado com SSD — nele, o Windows 8 levará apenas sete segundos para iniciar. A solução da Microsoft para o tempo apertado para acessar o menu de boot é… acabar com o menu. Em outras palavras, você perderá a habilidade de alterar as configurações de boot antes que o sistema seja carregado por completo. Boo…

Mas não se preocupe, porque há boas notícias. Em vez daquela tela batida da BIOS, uma vez dentro do Windows 8 haverá uma seção totalmente nova chamada “Inicialização Avançada”, a partir da qual você poderá iniciar o sistema a partir de diferentes dispositivos, em um sistema operacional diferente ou vasculhar todas aquelas opções às quais você está acostumado.

E se a sua preocupação recai sobre o que acontecerá no dia em que o Windows não iniciar corretamente (e, você sabe, uma hora ou outra ele chega), não tema. O mesmo menu será carregado como uma unidade independente se o Windows se der conta de que não pode ser aberto corretamente.

Vale notar que todas essas melhorias só estarão disponíveis em computadores novos com BIOS UEFI — o que significa que todo o hardware pré-Windows 8 continuará funcionando da mesma forma que funcionam hoje. E sim, isso também significa que você terá 200 milissegundos para apertar F8 caso seja o feliz proprietário de um SSD. Boa sorte com isso! [Building Windows 8 via PC Pro via The Verge]