Especialistas ainda não sabem dizer com certeza do que se trata o objeto brilhante e esverdeado que sobrevoou os céus do sul do Brasil na noite dessa quinta-feira (30). O objeto misterioso foi flagrado por diversas pessoas e imagens dele podem ser encontradas com facilidade pelas redes sociais.

Momentos depois das 21 h, acompanhado de uma cauda avermelhada, o objeto não identificado emitiu uma forte luz verde pelos céus de Porto Alegre, Rosário do Sul, Novo Hamburgo, Quaraí e no Paranhana, de acordo com informações do Zero Hora. Há também registro de imagens do misterioso objeto na Argentina e no Uruguai. A hashtag #CieloVerde (céu verde, em português) foi criada pelos usuários para acompanhar imagens e notícias do ocorrido.

Gilberto Klar Renner, funcionário do planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diz ao Zero Hero que o objeto pode ser um meteoro, mas um fora do comum. “Este está um pouco diferente, porque está mais brilhante. Não é um típico aparecimento de meteoro”, explica. Entretanto, Marcelo Bruchmann, técnico do observatório astronômico da PUCRS, diz ao jornal que o objeto é na verdade lixo espacial fragmentado — o que, segundo o técnico, explicaria a extensão do objeto.

Jorge Coghlan, diretor do Centro de Observadores do Espaço, da Argentina, por outro lado, explica que se trata de um bólido, segundo informações do Mirror. “Foi um bólido, uma rocha um pouco menor que um meteorito. A Terra recebe estes fenômenos permanentemente. São restos de formações dos planetas”, explica. A cor esverdeada, segundo Coghlan, aparece por causa dos componentes químicos do objeto. “Cada componente químico assume uma cor diferente com o aumento da temperatura após o contato com a atmosfera”. [Zero Hora, Mirror]