_Curiosidades

Esta é a vista do edifício mais alto no hemisfério ocidental

O observatório no topo do novo World Trade Center, edifício com 541 m de altura em Nova York, finalmente será aberto ao público na próxima semana.

O observatório no topo do novo World Trade Center, edifício com 541 m de altura em Nova York, finalmente será aberto ao público na próxima semana. Mas a vista do prédio mais alto no hemisfério ocidental (por enquanto) não será o único detalhe deslumbrante para os visitantes.

>>> Veja dois malucos saltarem com paraquedas do maior edifício de Nova York
>>> O que dá para ver das coberturas mais altas da Terra

Existem diversos observatórios em edifícios superaltos, mas o 1 World Trade traz alguns avanços tecnológicos bacanas que ajudam a orientar os visitantes quando eles chegam ao 101º andar.

Por exemplo, a vista é tão arrebatadora que os visitantes podem pegar tablets em vez de binóculos para ver marcos notáveis na cidade.

Os outros dois truques para lidar com a paisagem são na verdade ilusões de óptica. Os elevadores na torre exibem um timelapse dos 515 anos da cidade, crescendo em frente aos seus olhos. O New York Times explica:

Nove monitores de alta definição com 75 polegadas ficam em cada cabine, atrás de batentes semelhantes a janelas, para transmitir a impressão de que se está em um elevador com paredes de vidro.

No início, a pessoa se sente dentro da terra. O ano é 1500 e o elevador está a 17 m abaixo do solo. À medida que ele sobe, o tempo avança. A cabine parece subir ao céu a partir de um pântano no mar, um lembrete de que o local do centro comercial esteve originalmente debaixo d’água.

E fotos da Associated Press revelam que há outra maneira de ver a cidade lá embaixo. No observatório, os visitantes podem andar por uma plataforma que se projeta sobre a West Side Highway.

Mas não se trata de um piso de vidro grosso como na Willis Tower em Chicago: é uma tela de vídeo com uma transmissão ao vivo da vista para o chão.

O observatório do WTC abre para o público em 29 de maio. Uma viagem até o topo custa US$ 32, e há também uma churrascaria onde você pode jantar lá – mas você precisa pagar a entrada mais o custo da sua refeição.

O substituto do World Trade Center original custou US$ 3,9 bilhões para ser erguido. O NYT diz que a estrutura “precisava de fortificações sem precedentes a custos astronômicos, em um local de construção extremamente difícil”.

[galeria_embeded]

Fotos por AP Photo/Mark Lennihan

Sair da versão mobile