Os engenheiros da Citroën aparentemente jogaram pela janela quase 100 anos de refinamentos de design francês com um novo produto que não foi feito para dirigir, mas que melhora a sua experiência motora. Os novos óculos Seetroën da montadora não são nada estilosos, mas a Citroën afirma que eles irão eliminar qualquer tipo de enjoo causado por movimentos, basta usá-los por 10 minutos.
• Fim dos óculos? Experimento científico utiliza colírio com nanopartículas para corrigir miopia
• O que são aquelas pequenas manchas e pontos brancos que flutuam em sua visão?
A gente sente enjoo por movimento quando o cérebro tem percepções diferentes nos olhos e no ouvido. Pode acontecer andando de carro, por exemplo. Não costuma acontecer quando estamos olhando pela janela – a sensação de movimento geralmente corresponde da maneira certa. Mas quando estamos olhando para o celular ou um livro, ela surge.
Então, como esses óculos esquisitos aliviam a sensação? A armação possui uma tecnologia chamada Boarding Ring, desenvolvida por uma companhia com o mesmo nome, mas que na verdade é apenas uns líquidos que a preenchem e ficam livres para circular ali dentro. Os óculos Seetroën possuem quatro anéis preenchidos com esse líquido que, graças a gravidade, simulam o ângulo e os movimentos do horizonte para que os movimentos do líquido azul, vistos pelos olhos do usuário, correspondam ao que o ouvido está detectando.
Ainda bem que, segundo a Citroën, os passageiros não precisam vestir os óculos durante toda a viagem. Basta colocá-los e olhar fixamente para um objeto parado, como um smartphone ou um livro, e em cerca de 10 ou 12 minutos o cérebro vai resolver todas as sensações de confusão e náusea.
Para cerca de 95% da população, isso deve eliminar todas as sensações de enjoo até a próxima viagem de carro. A Citroën vai vender esses óculos pela internet por cerca de US$ 115 (R$ 440, em conversão direta). Se você usar um desses, tome cuidado para ninguém tirar umas fotos e sair te zoando na internet.
[Citroen via Visuall via Notcot]