_Tecnologia

Estes óculos bizarros prometem curar o enjoo que sentimos quando usamos o celular no carro

Os engenheiros da Citroën aparentemente jogaram pela janela quase 100 anos de refinamentos de design francês com um novo produto que não foi feito para dirigir, mas que melhora a sua experiência motora. Os novos óculos Seetroën da montadora não são nada estilosos, mas a Citroën afirma que eles irão eliminar qualquer tipo de enjoo […]

Os engenheiros da Citroën aparentemente jogaram pela janela quase 100 anos de refinamentos de design francês com um novo produto que não foi feito para dirigir, mas que melhora a sua experiência motora. Os novos óculos Seetroën da montadora não são nada estilosos, mas a Citroën afirma que eles irão eliminar qualquer tipo de enjoo causado por movimentos, basta usá-los por 10 minutos.

• Fim dos óculos? Experimento científico utiliza colírio com nanopartículas para corrigir miopia
• O que são aquelas pequenas manchas e pontos brancos que flutuam em sua visão?

A gente sente enjoo por movimento quando o cérebro tem percepções diferentes nos olhos e no ouvido. Pode acontecer andando de carro, por exemplo. Não costuma acontecer quando estamos olhando pela janela – a sensação de movimento geralmente corresponde da maneira certa. Mas quando estamos olhando para o celular ou um livro, ela surge.

Então, como esses óculos esquisitos aliviam a sensação? A armação possui uma tecnologia chamada Boarding Ring, desenvolvida por uma companhia com o mesmo nome, mas que na verdade é apenas uns líquidos que a preenchem e ficam livres para circular ali dentro. Os óculos Seetroën possuem quatro anéis preenchidos com esse líquido que, graças a gravidade, simulam o ângulo e os movimentos do horizonte para que os movimentos do líquido azul, vistos pelos olhos do usuário, correspondam ao que o ouvido está detectando.

Ainda bem que, segundo a Citroën, os passageiros não precisam vestir os óculos durante toda a viagem. Basta colocá-los e olhar fixamente para um objeto parado, como um smartphone ou um livro, e em cerca de 10 ou 12 minutos o cérebro vai resolver todas as sensações de confusão e náusea.

Para cerca de 95% da população, isso deve eliminar todas as sensações de enjoo até a próxima viagem de carro. A Citroën vai vender esses óculos pela internet por cerca de US$ 115 (R$ 440, em conversão direta). Se você usar um desses, tome cuidado para ninguém tirar umas fotos e sair te zoando na internet.

[Citroen via Visuall via Notcot]

Sair da versão mobile