Bifocais e lentes progressivas são uma droga. Elas são tecnologia antiga. Muito antiga. PixelOptics tem uma abordagem mais século 21 – lentes de cristal líquido que ajustam o foco em uma fração de segundo para diferentes tipos de foco quando você precisar.

Tudo que você precisa fazer para mudar as lentes – que foram desenhadas para caber em qualquer armação de óculos – é encostar no lado sensível ao toque. Um simples impulso elétrico faz com que o cristal líquido se transforme instantaneamente – habilitando ou desabilitando uma zona de leitura que se modifica nas lentes. Ou, para um momento eu-não-acredito-que-estou-tão-impressionado-por-meros-óculos, deslize seu dedo pelo lado das lentes para ativar um pequeno giroscópio que irá ajustar o foco conforme você move a cabeça.

É uma mudança sutil que é difícil de apreciar sem, você sabe, usar os óculos. Mas como você pode ver a partir da minha tentativa de testar essas lentes incríveis (repare na estampa da gravata no vídeo!), ela funciona. A PixelOptics espera que as lentes cheguem ao mercado em abril, mas desde que elas estejam no mercado quando eu tiver 40 anos, já estou satisfeito. E eu espero que o preço de U$1200 tenha caído até lá. [PixelOptics]