_Google

Em breve, você poderá editar documentos do Office no Google Docs sem precisar converter

O Google Docs é uma ferramenta interessante, mas a compatibilidade dele com arquivos do Office da Microsoft sempre foi um problema. Você podia visualizar estes arquivos. No entanto, para editá-los, ou você usava um modo de compatibilidade, que era bem limitado, ou fazia a conversão para os formatos do Google. Se você precisava devolver aquele […]

Imagem: rawpixel.com/Pexels

O Google Docs é uma ferramenta interessante, mas a compatibilidade dele com arquivos do Office da Microsoft sempre foi um problema. Você podia visualizar estes arquivos. No entanto, para editá-los, ou você usava um modo de compatibilidade, que era bem limitado, ou fazia a conversão para os formatos do Google. Se você precisava devolver aquele arquivo a alguém, teria que convertê-lo de volta para o formato original.

Em breve, isso não será mais necessário, pois o Google Docs e seus irmãos Sheets e Slides terão a capacidade de editar diretamente arquivos do Microsoft Office.

A novidade foi anunciada pelo Google nesta quarta-feira (10). Segundo o Verge, esses serão os formatos suportados por Docs, Sheets e Slides:

  • Word: .doc, .docx, .dot
  • Excel: .xls, .xlsx, .xlsm (arquivos com macros ativadas), .xlt
  • Powerpoint: .ppt, .pptx, .pps, .pot

Isso abre algumas possibilidades interessantes. Você poderá usar o armazenamento do Google Drive, colocar um .docx lá e abri-lo no Docs, de maneira bem prática. Se algum colega de trabalho ou de faculdade começar um arquivo no Office da Microsoft, também poderá usar o Docs para fazer comentários ou para permitir que outros integrantes do grupo editem e colaborem no documento.

A novidade do Google Docs se junta a outras que vão nesse mesmo sentido de editar arquivos online com mais facilidade. Recentemente, o Slack liberou a visualização de documentos do Google Docs e do Office 365 no seu próprio software. Já o Dropbox vai permitir edições em Google Docs para quem tem conta empresarial. Pouco a pouco, a colaboração online vai ficando mais fácil.

De acordo com o Verge, as novidades devem chegar primeiro para usuários de contas corporativas do G Suite e, depois, para usuários comuns. A distribuição está programada para acontecer no começo de maio.

[The Verge, TheNextWeb]

 

Sair da versão mobile