Caso você planeje trocar de smartphone em breve, é bem possível que você também precise trocar de chip SIM – afinal, diferentes modelos de aparelhos são compatíveis com diferentes modelos de chips. Existem os Mini SIM, os Micro SIM e os nano SIM.

Caso você seja cliente da Oi – especificamente do plano Oi Galera – a sua vida pode ficar um pouco mais fácil. A operadora agora vende no Brasil um chip duplo corte. Ele pode ser usado como Mini SIM ou Micro SIM (nada de nano SIM). Basta colocá-lo em um adaptador (como aqueles para usar cartão micro SD como cartão SD) para usá-lo como Mini SIM. E, se for o caso, destacá-lo do adaptador para usá-lo como Micro SIM.

O chip, desenvolvido pela Oberthur Technologies, por enquanto só está disponível para o plano Oi Galera – uma oferta com foco no público jovem onde você só paga no dia que usar (R$ 0,99 para 60 minutos de chamadas para aparelhos Oi, além de SMS e 5MB de internet 3G). Ele será vendido como o padrão pela operadora a partir do ano que vem – independentemente do seu plano, você terá um chip de duplo corte.

Sem dúvidas é uma iniciativa interessante. Mas não resolve todos os problemas dos diferentes padrões de cartões SIM. Afinal, aparelhos high-end como iPhone 5 e Moto X usam o padrão nano SIM – para eles, você vai ter que ir atrás de outro chip.