A Oi lançou um serviço próprio de navegação GPS para Android que preenche uma das principais lacunas do Google Maps no Brasil: ele funciona offline.

O Google Maps tem opção offline, mas apenas em alguns países – e o Brasil não é um deles. O Oi Mapas, apesar de ter sido lançado pela operadora, funciona também nas concorrentes. Ao abrir o app pela primeira vez, ele faz download do mapa de todo o Brasil, além de recursos de voz em português.

A partir daí, você pode usar o app sem estar conectado à internet. Ele traça rotas e dá indicações de direções apenas com o GPS do smartphone ligado. Ele também sugere estabelecimentos próximos, mostra informações de radares e mais.

Se você usar a versão online, poderá compartilhar sua localização via Foursquare, Facebook e Twitter, além de encontrar amigos que estão nas proximidades.

O Oi Mapas roda em qualquer smartphone com Android 2.2 ou superior – você pode baixá-lo na Google Play Store. A Oi vai lançar uma versão para iPhone “em breve”. [Oi via Tecnoblog]