_

Oito recursos experimentais do Google Agenda que você deveria pensar em ativar

O Labs do Gmail geralmente acaba ganhando mais atenção, porque, afinal, muito mais gente usa o email do Google do que a agenda, mas este segundo serviço também tem os seus recursos experimentais – muitos deles ótimos. Faz quase dois anos que o Google Agenda ganhou o seu próprio Labs, e nós achamos que já […]

O Labs do Gmail geralmente acaba ganhando mais atenção, porque, afinal, muito mais gente usa o email do Google do que a agenda, mas este segundo serviço também tem os seus recursos experimentais – muitos deles ótimos. Faz quase dois anos que o Google Agenda ganhou o seu próprio Labs, e nós achamos que já está na hora de dar alguma atenção para isso. Veja neste post os 8 recursos do Labs que você deveria pensar seriamente em adicional à sua agenda se faz uso regular dela.

Próxima Reunião (ou: Se você vai ativar só um recurso novo, que seja este)

O Próxima Reunião é provavelmente o mais útil recurso experimental do Google Agenda. Ele mostra exatamente qual é o seu próximo compromisso agendado, junto com um contador regressivo claramente legível, mostrando quanto tempo falta para ele. Ele toma a forma de um widget na barra lateral, e o compromisso exibido nele tem sempre a mesma cor do calendário onde está incluído.

Ir Para Data

Este recurso permite saltar diretamente para qualquer data no passado ou futuro, sem um capacitor de fluxo. Ele é bom para ver eventos passados, mas funciona especialmente bem em conjunto com o recurso Visualização do Ano (abaixo) para planejamento a longo prazo.

Relógio Mundial

Este recurso adiciona um um painel simples e minimalista com horários de várias cidades do mundo, escolhidas por você. Serve especialmente para pessoas que frequentemente se veem tentando achar um horário propício para uma reunião ou teleconferência envolvendo pessoas espalhadas pelo mundo. Um toque bacana: as cidades nas quais já é noite quando você estiver olhando aparecem em preto.

Visualização do Ano

A possibilidade de ver o ano inteiro na tela é algo que praticamente todo mundo concorda que deveria estar incluída em qualquer tipo de agenda eletrônica, mas a do Google não tem isso por padrão. Para isso existe este recurso fácil de usar, não obstrutivo e útil para planejamento a longo prazo.

Esmaecer Eventos Futuros Repetidos

Este recurso só se aplica a eventos que estão agendados para um período do dia, não para o dia inteiro. Se há eventos recorrentes agendados no mesmo dia de um evento não recorrente, eles ficarão com a cor mais clara, de modo a não chamar tanto a atenção, destacando o evento mais importante numa passada de olhos. Bem útil se você tem uma agenda apertada.

Lembretes Discretos

Este foi um dos primeiros recursos a aparecerem no Labs do Google Agenda. Quando está ativado, ele faz com que os lembretes de eventos pisquem na aba do navegador e toquem um suave som de alarme, que é menos obstrutivo do que uma janela pop-up. Se você está usando o Chrome, uma nova opção permite habilitações desktop também.

Recusar Eventos Automaticamente

O Google Agenda já oferece a opção de listar você como Ocupado durante os seus eventos agendados, mas isso não impede as pessoas de te convidarem para qualquer coisa enquanto você está longe. Este recurso lida com estes convites, negando todos eles – se você assim quiser.

Anexos Para Eventos

Compartilhar calendários com amigos e colegas é uma boa facilidade, mas você só estará compartilhando os eventos. Este recurso permite que você faça upload de anexos em qualquer evento, e até pega coisas de outros serviços do Google. O único porém é que, se você quiser compartilhar algo do Docs, terá que ir até o Docs e marcar o documento em si como compartilhável.

Para ativar cada um desses recursos (e outros!), vá até o Google Agenda, clique na engrenagem do canto superior direito da tela e então clique na opção Configurações do Google Agenda, depois na aba Labs.

Sair da versão mobile