_Tecnologia

“Olá, mundo”: 1ª publicação da Wikipédia em 2001 será leiloada como NFT

A frase foi escrita por um dos fundadores no lançamento do site em 15 de janeiro de 2001

Imagem: Christie's/Reprodução

O cofundador da Wikipédia, Jimmy Wales, vai leiloar a primeira edição feita na história da enciclopédia online como um NFT (token não fungível, na sigla em inglês).

A frase “Olá, mundo!” (Hello, world!) foi publicada por ele na página em 15 de janeiro de 2001 e agora pode valer de US$ 100 mil a US$ 150 mil, mais de meio milhão de reais na cotação atual.

A venda está sendo feita na internet pela casa de leilões Christie’s, em Londres, na Inglaterra, e quem se interessar pelo token, terá até o dia 15 de dezembro para adquirir.

Computador também no leilão

Wales também está leiloando o computador que usou para publicar a página. Parte do dinheiro arrecadado será doado para instituições de caridade e outra será investida na WT.Social, definida como uma “rede social não tóxica” sem anúncios, criada por ele.

O NFT possui um contrato que garante ao comprador o controle sobre essa página, que poderá mudar o período para desfazer as edições, desligar essa opção ou até mesmo tirar o link do ar.

Surgimento do Wikipédia

A enciclopédia online foi lançada após uma tentativa de criar a Nupedia, outra fonte de dados escrita por especialistas e revisada por pares, em um molde com mais rigor científico. Esse projeto não deu certo por ser complexo demais e ter edições muito lentas.

Foi aí que o também fundador, Larry Sanger, propôs a criação de um site onde a colaboração seria mais simples e com um mecanismo mais fácil de alterações. Na época, Sanger atuava como editor-chefe da Nupedia.

Sair da versão mobile