_Tecnologia

Conheça o site que leva você em uma viagem no tempo para a internet do passado

Desenvolvedores e a fundação de artes e mídia Rhizome.org criaram o oldweb.today, que permite navegar pela internet como ela era antigamente.

Os desenvolvedores Ilya Kreymer e Dragan Espenschied e a fundação de artes e mídia Rhizome.org criaram o oldweb.today, que permite navegar pela internet como ela era antigamente.

Escolha um dos navegadores antigos na lista – incluindo o Internet Explorer 4, 5.5 e o saudoso Netscape Navigator – e coloque o site que você quer visitar.

O Gizmodo Brasil não abre no Netscape de jeito nenhum, mas ele funciona no Internet Explorer 5.5 – só faltou carregar as imagens.

Também é possível voltar no tempo, escolhendo uma data para ver como o site era na época. Eis algumas pautas do Gizmodo em 2009:

Vale notar que os navegadores são emulados com bastante fidelidade: você pode usar todos os botões e até mesmo reorganizar as barras para cima ou para baixo.

O Rhizome.org explica que ajudou a criar este projeto para mostrar como o design e a abordagem para a web mudaram:

Os navegadores de hoje querem ser invisíveis, fundindo-se com o ambiente visual da área de trabalho em um esforço para convencer os usuários a tratarem a “nuvem” como apenas uma extensão do seu disco rígido. Na década de 1990, o design do navegador tinha quase uma abordagem oposta, usando iconografia associada a viagens para transmitir a sensação de ir em uma jornada.

O Netscape Navigator, que usava um leme de navio como seu logotipo, fez uma ligação muito direta com as origens marítimas do prefixo ciber-, enquanto o logotipo do Internet Explorer prometia levar o usuário ao redor de todo o globo. Essas imagens reforçavam a ideia de que a web era um tipo muito diferente de espaço em relação ao “mundo real”, com leis e regras distintas.

Você pode navegar na web antiga em oldweb.today, mas um aviso: a demanda pelo site está bem alta, então você terá que esperar na fila até que a interface carregue para você. Ei, a internet antigamente era bem lenta, mesmo.

[oldweb.today e Rhizome]

Foto por Toshihiro Oimatsu/Flickr

Sair da versão mobile