_Espaço

Olha, um double rainbow no espaço

Veja, um double rainbow no espaço! Bom, tecnicamente, ele se chama glória, mas se parece muito com um double rainbow visto de cima. O fenômeno ótico foi capturado pela Espectroradiômetro de Resolução Moderada de Imagens  do satélite Terra, da NASA, em órbita sobre Baja, California. A imagem — que foi melhorada para destacar as cores do […]

Double Rainbow espacial.

Veja, um double rainbow no espaço! Bom, tecnicamente, ele se chama glória, mas se parece muito com um double rainbow visto de cima. O fenômeno ótico foi capturado pela Espectroradiômetro de Resolução Moderada de Imagens  do satélite Terra, da NASA, em órbita sobre Baja, California.

A imagem — que foi melhorada para destacar as cores do arco-íris — é uma vista bastante rara do espaço. Na realidade, o primeiro flagra aconteceu apenas em 2003, quando a tripulação do ônibus espacial Columbia fotografou uma glória circular da órbita. Esta, entretanto, apareceu como duas faixas paralelas de cores “que correm paralelas ao trajeto do satélite, em vez de em um círculo completo.”

A NASA explica o fenômeno no site do Observatório Terrestre:

“As glórias geralmente aparecem como anéis concêntricos de cores em frente à névoa ou neblina. Elas se formam quando gotículas de água dentro de nuvens espalham luz solar de volta à fonte de luz (no caso, o Sol).

As glórias sempre aparecem ao redor de pontos diretamente opostos ao Sol, da perspectiva do visualizador. Este local é chamado de ponto anti-solar. Para visualizá-la, imagine uma linha que conecte o Sol, o visualizador e o ponto onde a glória aparece. Nesse caso, o ponto anti-solar fica a meio caminho entre as duas linhas coloridas da glória.

As glórias são, em geral, vistas contra um plano de fundo de nuvens brancas. As nuvens são brancas porque a luz do sol é espalhada muitas vezes por múltiplas gotículas dentro delas. A luz branco geralmente obscurece detalhes das glórias, mas sem elas no fundo, a glória não seria visível.”

Abaixo, a imagem completa, mostrando as faixas de cores paralelas na costa oeste dos Estados Unidos, correndo ao longo de nuvens stratocumulus, próximas às Ilhas Guadalupe, no Oceano Pacífico. Incrível! [NASA via Universe Today]

Sair da versão mobile