Na surdina, a Microsoft vem preparando um app que sincroniza a área de transferência de dispositivos rodando iOS, Android, Windows Phone ou Windows. Ele pode ser um concorrente para o ótimo Pushbullet; é assim que ele funciona.

Primeiro, é preciso baixar o app, disponível neste link. Lembre-se de que esta é uma versão de testes distribuída de forma não-oficial, então tome cuidado.

Instalar no Windows é simples. No Android, é preciso liberar apps de fontes desconhecidas (instruções aqui). No Windows Phone, siga estas instruções. E no iOS, você precisa de jailbreak se quiser usá-lo.

Começando

No Windows, você clica em “Sou novo no OneClip” e espera alguns segundos para que seu PC seja registrado. Não é preciso fazer login.

Depois, você tem que parear outro dispositivo. Clique no ícone da engrenagem, “Pair a device” e depois em “Generate new code”. No seu dispositivo móvel (eu fiz isso no Android), toque em “tenho o OneClip em outro dispositivo” e digite o código de pareamento.

OneClip - pareamento

Note que você não precisa de um PC para usar o OneClip. É possível instalá-lo apenas em um iPad e um Windows Phone, por exemplo: em qualquer dispositivo, é possível escolher a opção “Sou novo no OneClip” para registrá-lo no serviço.

Usando

OneClip - notas

O OneClip detecta automaticamente se o item na área de transferência é um link, número de telefone, endereço físico, trecho de texto ou imagem e categoriza para você. E é possível filtrar os itens por categoria.

Se for um link, aparece a opção para abri-lo no navegador. Se for um número de telefone, há um botão para fazer a chamada. E quando você tira uma captura de tela, ela é enviada automaticamente para outros dispositivos.

OneClip no Android

No caso de endereços, ele só reconhece a notação em inglês, exibindo um botão “Direções” quando você clica/toca nele. Isto abre o Bing Mapas no Windows (e o Google Maps no Android).

Você também pode impedir que o OneClip copie itens de apps que lidam com informações confidenciais, como os gerenciadores de senhas LastPass e 1Password.

OneClip - excecoes

O OneClip provavelmente usa a nuvem da Microsoft para trocar dados entre dispositivos. Eles não precisam estar na mesma rede: eu desativei o Wi-Fi no meu celular e o app continuou funcionando.

Como o app está em beta, claro que há alguns bugs. Às vezes ele cola o mesmo item duas ou três vezes, por exemplo. Ele também não sincroniza direito os itens que eu deleto: eles somem do Windows, mas continuam no Android, e vice-versa.

Não sabemos quando o OneClip será lançado oficialmente, mas queremos ver mais dele: o conceito é interessante e já funciona relativamente bem. [Windows Phone Power User via The Next Web]