_Tecnologia

Não, o OnePlus 8 Pro não tem visão de raio-x

Algumas pessoas começaram a dizer que a câmera do One Plus 8 Pro têm visão de raio-x ,mas é apenas um filtro que não revela muita coisa.

Traseira do smartphone One Plus 8 Pro. Crédito: Sam Rutherford/Gizmodo

Traseira do smartphone One Plus 8 Pro. Crédito: Sam Rutherford/Gizmodo

Quando analisei o One Plus 8 Pro, disse que a câmera de filtro de cores embutida do telefone parecia um truque, considerando que oferecia apenas quatro efeitos de filtro diferentes. Mas, como se vê, a câmera de filtros de cores do One Plus 8 Pro é muito mais enigmática do que eu pensava agora que as pessoas estão alegando que ela tem visão de raio-x.

Mas é verdade que o One Plus tem visão de raio-x? Bem, na verdade não. A fonte de toda essa comoção é a câmera com filtro de cores do OnePlus 8 Pro (o OP8 padrão não possui o recurso), que é um recurso do sensor primário de 48 MP do telefone para adicionar efeitos às suas fotos.

No entanto, graças a um dos filtros de cores do telefone que ajuda a reduzir a luz infravermelha — o filtro Photochrom — em circunstâncias específicas, o telefone também pode permitir que você veja certos detalhes que, de outra forma, poderiam estar ocultos.

O melhor exemplo disso é quando você tira fotos de eletrônicos feitos de plástico fino ou colorido (e sem blindagem de infravermelho), o que pode permitir que você olhe através de sua capa ou compartimento para ver os componentes elétricos internos. Um dos dispositivos mais populares a ser afetado por isso é a Apple TV e, quando fotografada usando o filtro Photochrom do OP8 Pro, você pode ver grande parte dos itens internos do dispositivo.

No entanto, isso não é verdadeiro para a maioria dos gadgets. Depois de pegar o OP8 Pro, fiquei procurando por dispositivos da minha casa para explorar a chamada visão de raio-x e não acabei encontrando muito. Tentei vários telefones, mouses de computador, laptops e controles de videogame sem muito sucesso (além da minúscula janela infravermelho em controle do Nintendo Switch).

A única coisa que realmente funcionou foi o controle remoto da minha TV antiga da Sony, que me permitiu ver através de sua traseira removível e verificar que havia baterias lá e o que parece ser uma espécie de número de série. Mas então, quando fiz a mesma coisa com o meu controle remoto do set-top-box Nvidia Shield, nada.

Portanto, embora o filtro Photochron do OP8 Pro permita que você veja dentro de um punhado de gadgets, eu definitivamente não chamaria de visão de raio-x.

[foo_gallery]

A outra alegação potencialmente mais preocupante sobre o filtro Photochrom do OP8 Pro é que ele permite ver através da roupa. Mas não se preocupe, porque isso não é verdade. Devido à maneira como o processamento por infravermelho acontece no filtro Photochrom, se você estiver vestindo roupas muito finas, é possível que alguém possa ver mais alguns detalhes do que o normal, como uma alça de sutiã. Mas em circunstâncias normais, ninguém verá seus mamilos.

Para testar isso, tirei um selfie no espelho vestindo uma camiseta e nada de mamilos. Ok, mas talvez não rolou pois era uma camiseta de algodão pesado. Então, em seguida, peguei uma camiseta preta e branca e enrolei uma vela, como o cara do canal Unbox Therapy fez, e em embora o filtro Photochrom não permita que você veja o rótulo da vela escondida na camiseta, não tem muita diferença em sua aparência quando fotografado com a câmera principal do OP8 Pro.


Perdão pela aparência esquisita, mas não saio de casa há mil anos. Crédito:Sam Rutherford/Gizmodo

Para um teste final, vesti uma pelúcia do Baby Yoda com uma das camisetas de treino de lycra da minha esposa e nada de mamilos. Ou, no caso do Baby Yoda, não há sinais das roupas que ele veste por baixo.


Olha o que vocês me fizeram fazer com o Baby Yoda. Crédito: Sam Rutherford/Gizmodo

Portanto, embora o OP8 Pro possa ver dentro de um punhado de gadgets, fora de um punhado de situações de nicho, ele não tem nada parecido com a visão de raio-x. E para quem já visitou o site TMZ, provavelmente não será uma surpresa que luzes brilhantes e filtros descolados de câmera às vezes façam com que uma roupa pareça muito mais transparente do que as pessoas inicialmente imaginavam.

Sair da versão mobile