A corrida para “revolucionar o e-mail” acaba de encontrar outro candidato. O navegador Opera Next não possui mais um cliente de e-mail, mas a empresa o lançou como um aplicativo separado para desktop. Este é o Opera Mail.

Ele estava disponível há algumas semanas em versão “release candidate”; agora ele chegou à versão final.



O Mail possui um design clássico de três colunas, e convenientemente faz uso de abas: assim você pode abrir (e escrever) vários e-mails ao mesmo tempo – ao contrário de serviços web como Outlook.com e Gmail.

Nós fizemos um teste rápido. Ele é extremamente simples de configurar; e ao lidar com contas do Gmail, ele traz todos os marcadores. No entanto, não gostamos que ele comece a baixar os e-mails do mais antigo para o mais recente (infelizmente, muitos clientes de e-mail ainda fazem isso).

opera mail next

Você pode filtrar e-mails pelo tipo de anexo (foto, vídeo, documento…). Também é possível inserir rótulos nos e-mails, e marcá-los como “Importante”, “Responder”, “Tarefas” e outros – mas isso não será sincronizado para sua conta de webmail, nem entre dispositivos.

Os e-mails são agrupados por assunto, e a parte mais divertida é que você pode descartá-los, optando por “Ignorar Tópico” e livrando-se dele para sempre.

Ele também funciona como leitor RSS, e pode importar seus feeds do Google Reader (veja como exportá-los). A interface para acompanhar seus feeds é basicamente a mesma do e-mail – incluindo as notificações em um pop-up no canto inferior direito.

Basicamente, ele não traz muita novidade, mas se você for um fã do Opera procurando um aplicativo de e-mail rápido e gratuito, esta não parece ser uma má escolha. Você pode experimentar o Opera Mail para Windows e Mac baixando-o aqui: [Opera via Opera Desktop Team]