Opera Neon: novo browser vai trabalhar enquanto você está offline

Novo navegador será capaz de realizar uma série de tarefas para você sem a necessida de supervisão; saiba mais detalhes
Imagem: Opera/Reprodução

Após lançar um navegador com foco em “mindfulness”, a Opera, uma das pioneiras em navegação na web, está apresentando oficialmente seu mais novo browser, o Opera Neon. O software conta com um agente de inteligência artificial (IA) integrado capaz de realizar atividades para os usuários.

As funcionalidades do Opera Neon

banner

Além de IA agêntica nativa, o novo browser conta com um chat conversacional semelhante ao ChatGPT ou Google Gemini, capaz de oferecer respostas e contexto adicional sobre diversos temas, além de realizar pesquisas na web.

A empresa norueguesa ainda revelou que o sistema de IA presente no navegador, anteriormente chamada de “Browser Operator”, é capaz de preencher formulários online, reservar hoteis e fazer compras em plataformas de e-commerce, por exemplo, de maneira 100% autônoma. O Opera Neon processa as tarefas localmente e não compartilha os dados de usuários com servidores externos, oferecendo maior privacidade aos usuários.

“Estamos em um momento onde a IA pode mudar radicalmente a maneira como usamos a internet e realizamos tarefas no navegador. O Opera Neon traz isso para as pontas dos dedos dos nossos usuários”, afirmou Henrik Lexow, diretor sênior de produtos de IA da empresa.

A companhia ainda anunciou um mecanismo de IA capaz de “entender e interpretar” requisições e, a partir disso, trabalhar em projetos criativos até mesmo quando os usuários estão offline. Para isso, os agentes de IA operam em um ambiente virtual hospedado na nuvem.

Google lança Veo 3 no Brasil: saiba os melhores prompts para gerar vídeos

Veja 6 novas ferramentas do Google que você já pode testar agora

Produção de relatórios e mais

Entre as tarefas apresentadas como exemplo pela Opera, estão a produção de relatórios, construção de trechos de código, o desenvolvimento de um website ou até mesmo de um jogo eletrônico. A partir do pedido, a IA será capaz de pesquisar, organizar informações e construir o que foi solicitado sem necessidade de supervisão.

O Opera Neon ainda não está disponível publicamente. E, quando for oficialmente liberada, vai requerer uma assinatura premium, cujo valor ainda não foi divulgado pela empresa. Os interessados já podem entrar em uma lista de espera para receberem informações e acesso ao novo browser mais cedo.

A norueguesa está ressuscitando a marca “Neon”, apresentada há alguns anos como um navegador “conceitual”. O objetivo da companhia era incluir as funcionalidades mais experimentais e pouco usuais no software. Mas ele acabou nunca virando uma realidade — pelo menos até agora.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas