Operários acham espada medieval jogada em rio há 1.000 anos

"Espada Linschoten", como ficou conhecida, foi datada entre 1050 e 1150 d.C; veja detalhes sobre seus adornos e história
espada medieval holanda
Imagem: Reprodução/Museu Nacional de Antiguidades

Em 2024, operários encontraram uma espada medieval de quase mil anos no rio Korte Linschoten, perto de Montfoort, na Holanda. A “Espada Linschoten” — como ficou conhecida — foi datada entre 1050 e 1150 d.C. Neste período, o Bispado de Utrecht dominava a região e territórios feudais como a Holanda conquistavam poder político.

banner

A espada tem um metro de comprimento e 900 gramas de peso, ostentando uma guarda transversal de 17 centímetros e um punho em forma de castanha-do-pará, típico das espadas dos ferreiros francos dos séculos 11 e 12.

Além disso, a análise de raios X revelou vestígios de madeira e couro ainda visíveis no cabo.

Imagem: Ruben de Heer / Rijksmuseum van Oudheden

Adornos simbólicos na espada medieval

Ambos os lados da lâmina possuem adornos com incrustações delicadas de fio de liga de cobre que formam símbolos espirituais. Um deles é uma roda solar – um círculo contendo uma cruz -, popular na Idade Média em consagrações de igrejas.

Do outro lado, há um nó infinito composto por cinco quadrados entrelaçados em um círculo. O antigo símbolo era comum na Era Viking, significando lealdade, proteção e laços eternos. Três linhas paralelas de incrustações de bronze ressaltam os símbolos, enfatizando assim o seu significado ritual e simbólico.

Porém, não havia sinal de bainha, razão pela qual os cientistas acreditam que a espada provavelmente estava intencionalmente no rio como uma oferenda. Possivelmente, seria uma homenagem a um guerreiro morto ou santificação da terra na época em que a área ainda era um pântano.

Imagem: Ruben de Heer / Rijksmuseum van Oudheden

Preservação e exibição da Espada de Linschoten

De acordo com especialistas, o enterramento em solo argiloso protegeu o item da corrosão. No entanto, após a exposição ao ar, a espada precisou de conservação urgente. O processo envolveu um banho de dessalinização por dez semanas, limpeza, secagem e estabilização com tanino.

O município de Montfoort financiou o revestimento e compartilha a propriedade com o Landgoed Linschoten, local onde encontrou-se o artefato.

Em junho, eles doaram a espada ao Museu Nacional de Antiguidades em Leiden. A Espada de Linschoten permanecerá em exibição no local até agosto de 2025.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas