
Operários acham espada medieval jogada em rio há 1.000 anos

Em 2024, operários encontraram uma espada medieval de quase mil anos no rio Korte Linschoten, perto de Montfoort, na Holanda. A “Espada Linschoten” — como ficou conhecida — foi datada entre 1050 e 1150 d.C. Neste período, o Bispado de Utrecht dominava a região e territórios feudais como a Holanda conquistavam poder político.
A espada tem um metro de comprimento e 900 gramas de peso, ostentando uma guarda transversal de 17 centímetros e um punho em forma de castanha-do-pará, típico das espadas dos ferreiros francos dos séculos 11 e 12.
Além disso, a análise de raios X revelou vestígios de madeira e couro ainda visíveis no cabo.

Imagem: Ruben de Heer / Rijksmuseum van Oudheden
Adornos simbólicos na espada medieval
Ambos os lados da lâmina possuem adornos com incrustações delicadas de fio de liga de cobre que formam símbolos espirituais. Um deles é uma roda solar – um círculo contendo uma cruz -, popular na Idade Média em consagrações de igrejas.
Do outro lado, há um nó infinito composto por cinco quadrados entrelaçados em um círculo. O antigo símbolo era comum na Era Viking, significando lealdade, proteção e laços eternos. Três linhas paralelas de incrustações de bronze ressaltam os símbolos, enfatizando assim o seu significado ritual e simbólico.
Porém, não havia sinal de bainha, razão pela qual os cientistas acreditam que a espada provavelmente estava intencionalmente no rio como uma oferenda. Possivelmente, seria uma homenagem a um guerreiro morto ou santificação da terra na época em que a área ainda era um pântano.

Imagem: Ruben de Heer / Rijksmuseum van Oudheden
Preservação e exibição da Espada de Linschoten
De acordo com especialistas, o enterramento em solo argiloso protegeu o item da corrosão. No entanto, após a exposição ao ar, a espada precisou de conservação urgente. O processo envolveu um banho de dessalinização por dez semanas, limpeza, secagem e estabilização com tanino.
O município de Montfoort financiou o revestimento e compartilha a propriedade com o Landgoed Linschoten, local onde encontrou-se o artefato.
Em junho, eles doaram a espada ao Museu Nacional de Antiguidades em Leiden. A Espada de Linschoten permanecerá em exibição no local até agosto de 2025.