
Operator, do ChatGPT, está chegando ao Brasil
A OpenAI anunciou que seu agente de IA Operator, lançado no mês passado nos Estados Unidos, está chegando oficialmente em mais oito países. Com isso, Austrália, Canadá, Índia, Japão, Cingapura, Coréia do Sul, Reino Unido e Brasil receberão acesso a ferramenta oferecida dentro do ChatGPT.
A empresa ainda afirmou que está trabalhando para disponibilizar em breve o agente em outras regiões, como União Europeia, Suíça, Noruega, Liechtenstein e Noruega.
Operator is now rolling out to Pro users in Australia, Brazil, Canada, India, Japan, Singapore, South Korea, the UK, and most places ChatGPT is available.
Still working on making Operator available in the EU, Switzerland, Norway, Liechtenstein & Iceland—we’ll keep you updated!
— OpenAI (@OpenAI) February 21, 2025
É importante ressaltar que, para utilizar a nova ferramenta, é necessário assinar o plano ChatGPT Pro, o mais caro oferecido pela OpenAI. A assinatura requer um pagamento mensal de US$ 200 , o equivalente a R$ 1.140 em conversão direta.
O Operator é um agente de IA, que diferentemente dos chatbots conversacionais mais tradicionais, é capaz de realizar tarefas específicas online de forma totalmente autônoma. Ele é capaz reservar hotéis, transcrever reuniões ou coletar informações de múltiplas páginas sem auxílio humano.
Operator no Brasil
De acordo a OpenAI, o Operator usa um modelo capaz de utilizar o computador executado sobre o GPT-4o, o LLM de propósito geral da empresa. É importante destacar que a ferramenta foi treinada da mesma maneira em que “o1” e “o3”, os modelos da empresa capazes de “raciocinar”.
Isso significa que o agente de IA da empresa é capaz de responder de forma mais ágil a mudanças e, assim, entregar resultados mais satisfatórios para os usuários. Além disso, enquanto executa, o Operator informa ao usuário do status do andamento da tarefa ao vivo.
Os agentes autônomos são uma das principais apostas das gigantes norte-americanas que investem em inteligência artificial. Até o momento, além da OpenAI, Google e Anthropic já apresentaram ferramentas com o propósito de realizar ações no ambiente online de forma 100% automatizada.
Além disso, a tendência é que este tipo de agente se torne cada vez mais comum e se torne mais barato no futuro.