_Smartphones

A Oppo tem um novo adaptador que pode carregar seu smartphone em 13 minutos

Fabricante chinesa Oppo mostrou sua nova linha de destaques; dentre eles, há um modelo que promete carregar completamente um telefone em 13 minutos.

Adaptador da Oppo de 125 W; marca diz que ele pode carregar um aparelho em 13 minutos. Crédito: Oppo

Adaptador da Oppo de 125 W; marca diz que ele pode carregar um aparelho em 13 minutos. Crédito: Oppo

As velocidades de carregamento de celulares tem melhorado bastante nos últimos anos, mas hoje a fabricante chinesa Oppo pode ter revelado o carregador de smartphone mais rápido do mundo.

Desenvolvendo sua tecnologia SuperVOOC, o novo adaptador da Oppo tem potência de 125 W e promete carregar um smartphone com bateria de 4.000 mAh até 41% da capacidade em apenas cinco minutos. Para chegar até 100%, são necessários ao todo 13 minutos nas condições ideais.

Francamente é muito mais do que a maioria das pessoas jamais precisaria. Mesmo assim, naquela situação em que você está prestes a sair de casa e acabou de perceber que se esqueceu de carregar o celular, a tecnologia de carregamento da Oppo pode salvar sua vida.

Existem algumas limitações para a tecnologia, no entanto. Por exemplo, em condições normais em que a temperatura do telefone chega a 40°C ou menos, a Oppo diz que carregar de 0% a 100% levará cerca de 20 minutos — o que ainda é extremamente rápido.

Gráfico mostrando evolução de carregamento com novo adaptador da Oppo: de 0 a 41% em 5 minutos. Crédito: Oppo

Além disso, enquanto a Oppo diz que seu novo adaptador Flash Charge de 125W é compatível com telefones antigos com suporte para protocolos de carregamento Super VOOC e VOOC, como o Oppo Reno 2, nenhum dos dois são padrões da indústria e devem aparecer como um diferencial da marca.

Para ajudar a atingir essas velocidades de carregamento super-rápidas, o Oppo oferece suporte a carregamento de 20 volts a 6,25 amperes, enquanto também usar três motores de carregamento para fornecer uma impressionante eficiência de carregamento de 98%.

Enquanto isso, para ajudar a impedir que sua carga de 125 W danifique seu aparelho, a Oppo faz medições usando dez sensores de temperatura adicionais para evitar superaquecimento e também utiliza mecanismos de proteção contra sobretensão por fusível.

Nova linha de carregadores e adaptadores da Oppo. Crédito: Oppo

Embora tudo isso pareça bom em teoria, ainda resta ver que tipo de impacto o carregamento de 125 watts terá sobre a saúde e a longevidade de bateria de um telefone. Ter um carregador rápido é ótimo, porém se a bateria do telefone for durar só um ou dois anos antes de precisar ser substituída, pode não valer a pena.

Dito isto, se você estiver interessado em um carregamento sem fio mais rápido, a Oppo também apresentou seu novo pad de carregamento AirVOOC de 65 watts, que a empresa alega poder recarregar um telefone com uma bateria de 4.000 mAh em apenas 30 minutos.

Para reduzir o calor gerado pelo sistema, a Oppo adicionou um resfriador de semicondutores na parte inferior do bloco. E como o AirVOOC é compatível com Qi, ele deve funcionar em quase todos os telefones modernos com carregamento sem fio. Por outro lado, não está claro se os telefones com padrão de Qi terão as mesmas velocidades de pico do carregamento de 65 watts.

Para completar a nova linha de tecnologias de carregamento da Oppo, a empresa apresentou dois carregadores portáteis: um Mini Flash Charger de 110 watts e um Mini SuperVOOC de 50 watts.

Este segundo, de acordo com a Oppo, é o menor e mais fino adaptador do gênero. Medindo apenas 10,5 mm de espessura, o carregador Mini SuperVOOC usa componentes de nitreto de gálio e uma nova técnica de carregamento por pulso para fornecer um carregador incrivelmente pequeno e com baixo consumo de energia.

Embora a Oppo ainda não tenha revelado preços ou disponibilidade para sua nova gama de equipamentos de carregamento, provavelmente podemos ver alguns deles disponíveis no final deste ano, juntamente com a nova linha de smartphones Oppo.

Sair da versão mobile