A fabricante chinesa Oppo anunciou nesta quinta-feira (11) o Oppo Find X3 Pro, seu principal smartphone premium para 2021. Além das especificações de ponta, como o processador Snapdragon 888 e 12 GB de memória RAM, o grande destaque do aparelho é uma câmera de microscópio para capturar objetos minúsculos.

Para abrigar esse sensor, o design do módulo de câmeras na parte traseira do Find X3 Pro também é um tanto incomum. O componente tem uma protuberância significativa e foi moldado como uma peça única junto com toda a tampa traseira. De acordo com a Oppo, a microlente possui 3 MP de resolução, zoom de 60 vezes e um anel LED para iluminar o objeto fotografado.

Talvez você pense que se trate de uma câmera macro, que muitos celulares têm tentado tornar um diferencial, mas a grande maioria acaba sendo uma opção quase inútil. Para mostrar a potência do sensor, o The Verge, que está com uma unidade de testes do Find X3 Pro, constatou que é possível tirar fotos da subestrutura de subpixels coloridos que formam a imagem de um monitor. Veja:

Imagem: Sam Byford/The Verge

O site ainda afirma que a cena pode não ficar totalmente em foco porque a profundidade de campo é bastante rasa quando se aproxima o sensor tão de perto. Isso talvez aconteça porque a microlente precisa ser de fato colocada a milímetros de distância do objeto. No mais, as outras câmeras do dispositivo possuem 50 MP (principal e de profundidade) e 13 MP (telefoto e ultra-angular) e 50 MP.

Outra especificação de destaque do Find X3 Pro é sua tela. São 3.216 x 1.440 pixels em um painel OLED de 6,7 polegadas com atualização a 120 Hz e pico de brilho de 1.300 nits. A Oppo diz o display suporta 10 bits de cor e tem gerenciamento de cores integrado ao ColorOS (sistema operacional usado pela companhia), o que, na prática, exibe as fotos e vídeos capturados pelas câmeras com mais de um bilhão de cores. Para efeito de comparação, os smartphones tradicionais alcançam até 16,7 milhões de cores.

Imagem: Oppo

Quanto a outras características, o Oppo Find X3 Pro tem o que você espera de um smartphone premium: chipset Qualcomm Snapdragon 888, 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento interno e bateria de 4.500 mAh compatível com recarga rápida de 65 watts por cabo e 30 W via carregamento sem fio.

A Oppo promete anunciar a data de lançamento e o preço do Find X3 Pro na próxima semana. O dispositivo deve chegar apenas no continente asiático, pelo menos num primeiro momento.

[The Verge, GSMArena]