Como certamente não temos smartwatches Android suficientes para escolher, a fabricante chinesa de smartphones Oppo divulgou uma foto do seu novo Oppo Watch em um tweet anunciando seu próximo evento de smartphones.

E ele se chama Oppo Watch porque a Apple iniciou uma tendência e as outras simplesmente não conseguem não ir atrás. O tuíte também sugere que o relógio pode ter um número de série, uma convenção que a Apple adotou com o Apple Watch série 2.

Mas talvez o aceno mais óbvio para a Apple seja o visual: um mostrador quadrado com cantos ligeiramente arredondados, acabamentos metálicos de várias cores e o que parece ser uma pulseira de fluoroelastômero, igual a pulseira esportiva do Apple Watch.

Xiaomi, Fitbit e outros fabricantes de relógios inteligentes também seguiram a Apple no design de relógios, o que é decepcionante, porque esses relógios agora parecem imitações e não criadores de tendências — sem levar em consideração seus recursos.

A Oppo adotou uma abordagem ligeiramente diferente com os botões de navegação do relógio. O Oppo Watch tem dois botões laterais, que se assemelham aos botões de volume de um smartphone. Eles ficam no lugar da coroa digital do Apple Watch, que alguns da equipe do Gizmodo consideram uma abominação de design que não oferece nenhuma vantagem.

Não está claro quais recursos o relógio terá, embora seja provável que tenha 4G incorporado, já que a imagem promocional apresenta dois relógios fazendo chamadas telefônicas.

No evento da Oppo, que está marcado para dia 6 de março, a empresa mostrará seu novo smartphone de topo de linha, o Find X2, que muito provavelmente não será vendido de modo oficial no Brasil nem nos EUA. Também não vai dar para comprar o Oppo Watch. Mas se você quer um relógio que pareça um Apple Watch, que tal comprar um Apple Watch? Apenas uma sugestão.