_Smartphones

Oppo vislumbra futuro de smartphone sem bordas e sem botões

Chinesa Oppo mostrou protótipo de um smartphone que não tem bordas nem botões físicos; não há data para lançamento, mas o design do dispositivo impressiona.

Protótipo de smartphone Oppo Waterfall Screen

Crédito: Brian Shen/Weibo

Os chineses são os que mais têm inovado em design de smartphones nos últimos tempos. Por mais que alguns aparelhos não cheguem por aqui, sempre ficamos sabendo de modelos com novos formatos (importante lembrar que eles foram pioneiros em achar novas soluções para os notches). A última notícia nesse sentido vem da Oppo que, simplesmente, quer acabar com as bordas e botões físicos de um smartphone.

Chamado de Waterfall Screen, o aparelho é um protótipo com laterais curvadas (algo que a Samsung já chamou de tela edge e que foi implementado em vários aparelhos Galaxy S), além de não contar com botões físicos. As únicas bordas ficam na parte horizontal, mesmo assim, elas são bem pequenas.

Detalhe da tela do protótipo da Oppo. Crédito: Brian Shen/Weibo

A empresa não revelou detalhes de especificações, mas parece que o aparelho deve ter um sensor de impressão digital sob a tela e algum sistema esperto de câmeras — talvez com um sensor para selfie sob a tela e, possivelmente, uma câmera retrátil.

Comparativo entre o Oppo Find X e o Oppo Waterfall Screen (dir.). Crédito: Brian Shen/Weibo

O design é impressionante e, por mais que seja só um protótipo, a Oppo dá uma ideia do que podemos esperar no futuro próximo de formatos de smartphone. Só fico curioso de saber como deve ser a experiência de uso. Por não ter um botão, como ele será ligado? Além disso, como a companhia vai impedir toques involuntários em um telefone cuja tela sensível ao toque ocupa praticamente toda a parte frontal? Será que haverá capinha para aparelhos neste formato?

A Oppo não é a única a embarcar nessa onda. No início do ano, falamos sobre outros dois protótipos com características semelhantes, também apresentados por empresas chinesas. No caso, Vivo e Meizu. O Apex 2019, da Vivo, tem como premissa não ter portas (o carregamento é semfio) e eliminar a câmera selfie, já o Meizu renunciou aos alto-falantes (ficam escondidos sob a tela) e aos slots de SIM (aparelho deve ter tecnologia eSim).

A Oppo não revelou quando pretende lançar este protótipo. Em um comunicado à imprensa, citado pelo Verge, a companhia diz apenas que a “experiência visual imersiva e a estética inovadora do aparelho estará disponível em breve”.

[Verge, Engadget e Android Authority]

Sair da versão mobile