O Orkut, aquela rede social do Google, não deu muito certo mundialmente, mas domina em dois países: Brasil e Índia. Só que ele está prestes a perder para o Facebook na Índia. E no Brasil? 

Lá no país que você conheceu vendo a novela das oito nove, o Orkut teve 19,7 milhões de visitantes únicos em maio, segundo a ComScore. O Facebook, por sua vez, teve 18 milhões. Parece ainda haver uma boa distância entre os dois, mas dá uma olhada no gráfico do Google Trends:

As duas redes estão agora coladas em número de visitantes únicos. Os números do Google Trends decididamente não têm a precisão de pesquisas como a da ComScore, mas indicam uma tendência clara: o Orkut está prestes a perder a coroa lá na Índia. 

E no Brasil? Aqui o Orkut deve continuar dominando por um bom tempo, mas o Facebook está crescendo bastante. Em fevereiro, foram 26,9 milhões de visitantes únicos no Orkut, contra apenas 8 milhões do Facebook. Alguns meses depois, em maio, o Facebook cresceu para 10,7 milhões, enquanto o Orkut estagnou nos 26,9 milhões. 

O Google vem sofrendo para se manter no mundo das redes sociais – com a decepção do Buzz e do Orkut no mundo – mas parece estar disposto a entrar no jogo com o Google Me. Ainda há poucos detalhes sobre ele, mas ele parece ser um projeto de alta prioridade no Google, e está sendo baseado no Facebook. Será que vai dar certo? E o Orkut, como fica? [TechCrunch via Tecnoblog]