A semana que passou teve arqueólogos encontrando estátuas gigantes de 3 mil anos, novo sistema interceptador de mísseis hipersônicos dos EUA, nova espécie de cobra descoberta no Paraguai, pesquisadores “revivendo” olhos de doadores mortos e mais uma vez, Minecraft grátis. Bora lá!

Arqueólogos encontram estátuas gigantes com rostos inexpressivos de 3 mil anos

Pesquisadores italianos descobriram duas estatuas gigantes que remetem à Idade do Ferro. Os artefatos de rostos inexpressivos possuem escudos grudados em seus corpos, o que leva a crer que as imagens representam pugilistas. As peças datam de 3 mil anos atrás, tendo sido criadas pela civilização Nuráguica — que vivia na região da atual Sardenha. Confira o texto sobre a descoberta clicando aqui.

Como é o novo sistema interceptador de mísseis hipersônicos dos EUA

Batizado de “Glide Breaker”, o programa visa neutralizar armas manobráveis que viajam a pelo menos cinco vezes a velocidade do som – já usadas, por exemplo, na Guerra da Ucrânia. De acordo com um documento da DARPA, o míssil interceptador é formado por vários estágios, da mesma forma que os foguetes espaciais. Esses estágios serão impulsionados pelo motor DACS, um sistema de propulsão que pode ser utilizado não apenas em armas militares, mas também em satélites e espaçonaves. Leia mais clicando aqui.

Veja a nova espécie de cobra descoberta no Paraguai, descrita como “bela”

Descoberta no Paraguai por pesquisadores da ONG Para La Tierra, a cobra, descrita como “bela”, pode ser distinguida das outras 14 espécies do gênero devido a sua cabeça vermelha e por contar com uma espécie de “colar” amarelo. O primeiro espécime foi visto por acaso por um dos pesquisadores em 2014. Até hoje, apenas três cobras dessa espécie foram avistadas. Confira mais detalhes da descoberta clicando aqui.

Pesquisadores “revivem” olhos de doadores mortos

Segundo pesquisas, os olhos humanos podem ter reações a luzes coloridas, flashes e outros estímulos visuais até cinco horas a pós a morte. Mas o tempo também faz com que os fotorreceptores – células sensíveis à luz – percam a capacidade de se comunicar com outras células da retina, o que acaba inutilizando o órgão. Mas, ao que parece, pesquisadores conseguiram achar uma solução para esse problema. Leia aqui o texto que explica essa história.

Minecraft grátis na Play Store 

Promoção e gratuidade são sempre bem-vindos. Esta semana, seguiu entre as nossas mais lidas da semana a promoção relâmpago na Play Store, loja de aplicativos do Android, que disponibilizou a versão mobile de Minecraft de forma totalmente gratuita por dois dias. Para quem não sabe, o Minecraft é um jogo de mundo aberto com visual pixelizado, que permite aos usuários minerarem diversos tipos de matéria prima e construírem quaisquer estruturas que quiserem. Leia mais detalhes clicando aqui.