_Ciência

Os 5 textos mais lidos da semana no Gizmodo Brasil

Sons de Marte, James Webb completo, tesouro encontrado e mais. Veja os principais destaques da semana que passou no Gizmodo Brasil

semana

Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Após algumas semanas sem nosso top 5 de mais lidas semana, nós voltamos! A semana que passou teve arqueólogo amador encontrando peça rara, o telescópio James Webb dando um close na Nuvem de Magalhães, eclipse solar e Mercúrio visível, “Avatar 2” e os sons de Marte. Bora lá!

Arqueólogo amador encontra pote de barro com 1.290 moedas romanas na Suíça

Um arqueólogo amador fez uma descoberta e tanto ao explorar uma região próxima ao Castelo Wildenstein em Bubendorf, na Suíça. Daniel Lüdin encontrou um pote de barro abarrotado com 1.290 moedas romanas. O tesouro, que data do século 4 d.C., equivale ao valor de um soldo – uma moeda de ouro puro introduzida pelo imperador Constantino durante o final do Império Romano. Clique aqui para ler essa história completa.

James Webb completa alinhamento e mostra imagens da Nuvem de Magalhães

Quatro meses após seu lançamento, finalmente o telescópio James Webb da NASA, está completo. E, com isso, a ferramenta espacial conseguirá captar imagens perfeitamente nítidas. Prova é que o telescópio já fez seu primeiro super registro, captando imagens de uma parte da Grande Nuvem de Magalhães — uma galáxia anã satélite que orbita a Via-Láctea. Confira mais detalhes clicando aqui.

Fim de semana no céu terá eclipse solar e Mercúrio visível

Um dos nossos textos mais lidos da semana foi sobre o eclipse lunar que aconteceu no último dia 30. O evento foi um eclipse solar parcial, em que a Lua cobre apenas um pedaço do astro rei. Além desse, o Gizmodo Brasil preparou uma lista com alguns dos eventos astronômicos marcados para este ano. Clique aqui e confira.

“Avatar 2” já tem título oficial, sinopse e 1º trailer; confira

Finalmente! Após 13 anos de espera, vem aí “Avatar 2”, intitulado oficialmente “Avatar: The Way of Water” (em tradução livre, “O Caminho da Água”). O filme já tem sinopse oficial, direção, elenco e data de lançamento. Vem conferir mais detalhes, clique aqui.

Coloque os fones e escute os sons de Marte gravados pelo Perseverance

Imagina só escutar os sons de Marte. Isso já é possível graças ao rover Perseverance, da NASA, equipado com dois microfones que estão sendo utilizados para gravar os sons de Marte. As ondas sonoras viajam pela atmosfera extremamente fina de Marte, e seu estudo pode ajudar cientistas a observarem mudanças sutis de pressão de ar no planeta. Ficou curioso? Clique aqui, coloque seus fones de ouvido e desfrute dos sons do planeta vermelho.

Sair da versão mobile