_Animais

Os animais se vingam?

Para o Giz Pergunta desta semana, perguntamos para especialistas se os animais se vingam. Uma unanimidade são os macacos que respondem a agressões.

Duas cobras entrelaçadas. Ilustração por Chelsea Back/Gizmodo

Ilustração por Chelsea Back/Gizmodo

Ao longo dos anos, nós do Giz Pergunta, investigamos inúmeros aspectos do comportamento e da psicologia animal. Qual animal é o mais tarado? O mais imundo? Os mais inclinados à monogamia? Qual deles mata mais pessoas? Algum deles se exercitam? E assim por diante.

Hoje, continuamos essa venerável tradição com uma nova pergunta, que certamente encantará quem já sonhou acordado com um macaco gargalhando, enquanto planeja o desmembramento do macaco que matou seu pai – a saber, os animais se vingam?

Vladimir Dinets

Professor Adjunto de  Zoologia na Universidade Kean, cuja pesquisa se concentra no comportamento animal

Sim, os animais praticam vingança. Os chimpanzés fazem isso, por exemplo. Os primatas do gênero Macaca também o fazem, embora não diretamente: se não puderem atacar o agressor porque ele é muito mais forte, machucariam alguém mais fraco, às vezes algum parente do agressor.

Além disso, existem muitos casos documentados de animais feridos perseguindo ou emboscando seus caçadores em situações em que seria obviamente mais razoável que esses animais fugissem ou se escondessem. Por que eles fazem isso não está claro. Nos seres humanos, a vingança é geralmente uma manifestação irracional do nosso desejo inato de justiça, o que também é observado em muitos outros primatas e evoluiu para permitir a cooperação social. Sempre queremos recompensar o comportamento altruísta dos outros e puni-los pelo egoísmo excessivo.

Alguns animais conhecidos por ataques de vingança contra caçadores também são altamente sociais (elefantes, por exemplo), mas outros não (ursos, tigres etc.), então não tenho uma boa explicação para o comportamento deles.

“Os primatas do gênero Macaca também fazem isso, embora não diretamente: se eles não puderem atacar o agressor porque ele é muito mais forte, machucariam alguém mais fraco, às vezes algum parente do agressor”.

Malini Suchak

Professora Associada de Comportamento Animal, Ecologia e Conservação no Canisius College

Não tenho dúvidas de que muitos animais se envolvem em reciprocidade, que geralmente pensamos como “você coça minhas costas e eu coço as suas”. A reciprocidade também pode se estender a atos negativos, por exemplo, se alguém é um mau colaborador, você pode se recusar a cooperar com ele no futuro. Isso é algo que vi em minha própria pesquisa com chimpanzés.

A reciprocidade de ações negativas não é exatamente a mesma coisa que vingança, que, para mim, tem um componente de justificação moral. Embora pareça claro que outras espécies têm seus próprios códigos e sistemas morais (por exemplo, os macacos-prego reagem negativamente a situações injustas), a idéia de aplicar a vingança em outras espécies me preocupa porque é preciso assumir que seus sistemas morais são os mesmos que os nossos – eles veem as mesmas coisas que fazemos como certas ou erradas.

Costumo ouvir as pessoas dizerem coisas como: “Eu saí de férias e como vingança o meu gato fez xixi na minha cama”, o que implica que o gato sabia que era errado fazer xixi na cama, mas fez isso de qualquer maneira para puni-los por sair.

Com toda a probabilidade, seu gato estava extremamente estressado com a mudança no ambiente. Se esse ato fosse visto como vingança, a pessoa poderia punir ou ressentir-se do gato e provavelmente não mudaria as coisas na próxima vez que saísse de férias.

Se for visto como estresse, eles podem agir para reduzir o estresse na próxima vez que forem embora – uma situação positiva tanto para o humano quanto para o gato. Eu acho que poderia ser realmente prejudicial para a maneira como tratamos outros animais assumir que seus atos constituem vingança, quando eles provavelmente estão vendo a situação de maneira muito diferente.

“A reciprocidade de ações negativas não é exatamente a mesma coisa que vingança, que, para mim, tem um componente de justificação moral. Embora pareça claro que outras espécies têm seus próprios códigos e sistemas morais (por exemplo, os macacos-prego reagem negativamente a situações injustas), a idéia de aplicar a vingança para outras espécies me preocupa porque assume que seus sistemas morais são os mesmos que os nossos – eles veem as mesmas coisas que fazemos como certas ou erradas”.

Peter Judge

Professor de Comportamento Animal e Psicologia e Diretor do Programa de Comportamento Animal da Universidade Bucknell

Eu estudo primatas não humanos, especificamente uma espécie chamada Macaca nemestrina. Eles vivem em grandes grupos sociais e têm matrizes – uma matriarca mais velha terá seus filhos e seus filhos terão seus filhos. Muitas vezes, todos os filhos formam uma família e, em seguida, haverá outra fêmea não relacionada que tem sua própria família. Quando uma dessas famílias briga com outra família, praticamente todos os membros da família se juntam e ajudam. Às vezes, pode ser muito cruel. Em um nível pequeno, se alguém da família A agredir alguém da família B, é provável que mais tarde esse membro da família B persiga alguém da família A – o perseguindo, mordendo e batendo nele.

Não é muito comum, mas acontece mais do que você esperaria se fosse por acaso. Quando eu estudei isso, às vezes isso acontecia algum tempo depois. O animal A bate no animal B, depois o animal B perseguia o filho do animal A. Esse comportamento também foi encontrado em outros tipos de espécies do gênero Macaca – outro autor estudou isso em macacos japoneses.

“Eu estudo primatas não humanos, especificamente uma espécie chamada Macaca Nemestrina… Quando uma dessas famílias briga com outra família, praticamente todos os membros da família se juntam e ajudam”.

Stephanie Poindexter

Professora Assistente de Antropologia na SUNY Buffalo, cuja pesquisa se concentra na ecologia comportamental dos primatas, entre outras coisas

Eu estudo primatas e a minha resposta seria: sim, mais ou menos.

Obviamente, não podemos conhecer a intenção deles, porque não podemos perguntar o que eles planejavam fazer ou por que fizeram algo. Porém, em estudos com primatas em cativeiro, em grupos sociais em zoológicos, vimos que quando um indivíduo é atacado de alguma maneira, a probabilidade de atacar alguém relacionado ao agressor é maior. Normalmente, há uma preferência por atacar um terceiro associado ao agressor original, em oposição ao agressor real. (Esse fenômeno também foi visto em hienas malhadas). Na maioria das vezes, esses atos de “vingança” ocorrem logo após o ataque – não vi nenhum caso em que um primata passasse um longo período de tempo planejando vingança contra seus inimigos.

A natureza de viver nessas hierarquias ou grupos, onde existe um homem dominante, é o medo. Haverá repercussões se você não se comportar da maneira esperada. Existem grandes grupos de macacos com um macho e várias fêmeas. Nesses grupos, você pode ver comportamentos agressivos em relação às mulheres que se afastam durante um conflito ou uma grande briga com outro grupo; essas mulheres podem ser punidas, porque não mantêm coesão de grupo – não se movem no padrão certo ou se comportam de alguma outra maneira que o homem dominante não gosta. O objetivo, aqui, é manter o grupo e manter o poder.

“Obviamente, não podemos saber a intenção deles, porque não podemos perguntar o que eles planejavam fazer ou por que fizeram algo. Porém, em estudos com primatas em cativeiro, em grupos sociais em zoológicos, vimos que quando um indivíduo é atacado de alguma forma, a probabilidade de atacar alguém relacionado ao agressor é maior”.

Sair da versão mobile