O Twitter cresceu a ponto de tornar-se o local mais popular para se compartilhar os seus pensamentos em curtas mensagens. Se você se sente perdido no site do Twitter e está à procura por mais recursos, você definitivamente deve olhar os cinco clientes Twitter exibidos aqui.

TweetDeck (Windows/Mac/Linux/iPhone, gratuito)



O TweetDeck apresenta a capacidade de monitorar múltiplos serviços de networking social, neste caso o Twitter, Facebook e MySpace. Você pode combater os spams do Twitter com um monitor de spam embutido, acompanhar tópicos com buscas gravadas e visualizar URLs encurtados de dentro do TweetDeck. Você pode usar o TweetDeck para gerenciar múltiplas contas Twitter a partir de uma interface e, graças às contas web-based do TweetDeck, você pode puxar e sincronizar o seu perfil TweetDeck em múltiplas máquinas.

Brizzly (web-based, gratuito)

Se você tem lido a respeito dos muitos clientes Twitter e pensado “eu não quero um aplicativo muito extravagante, eu só quero que o site do Twitter seja mais funcional!”, então você com certeza deve dar uma olhada no Brizzly. A primeira coisa que lhe chama a atenção após logar na sua conta Brizzly é quão semelhante ele é em relação à interface real do Twitter – só que muito melhorada. URLs encurtados são automaticamente expandidos, links para fotos e vídeos são automaticamente transformados em miniaturas e fáceis de visualizar. As colunas de navegação esquerda e direita são fixas, assim, conforme você rola pelos tweets, você nunca perde de vista os links úteis. O Brizzly é uma versão da interface de web do Twitter sob esteroides. Só uma coisinha, caso você esteja pronto para testar o Brizzly: você vai precisar de um convite para o serviço. Felizmente, os convites não são difíceis de se arranjar, o Twitter está repleto deles. Busque por Twitter com este link e veja os convites até encontrar um que tenha um uso ativo sobrando.

Seesmic (web-based/Windows/Mac, gratuito)

O Seesmic não só tem uma plataforma diversificada – você pode usá-lo na web, no seu PC ou Mac e no seu iPhone [opa! O aplicativo para iPhone ainda está sob desenvolvimento] – mas você também pode usar para acompanhar o Facebook além do Twitter. Você pode especificar qual serviço de hospedagem de imagem e encurtamento de URL você deseja usar, que tipos de notificações você recebe, o tamanho da linha de tempo de eventos que o Seesmic gerará e como você quer todas estas informações exibidas. Vídeos e imagens podem ser inseridos e compartilhados diretamente do Seesmic.

Tweetie (Mac/iPhone, gratuito)

O Tweetie é sem dúvida a interface com usuário mais interativa de todos os clientes Twitter. Além dos recursos co conversas em thread e mensagens diretas, você pode pegar pedaços do seu stream de Twitter e puxá-los diretamente. Você vê algum tópico no qual você esteja interessado em acompanhar? Você pode puxá-lo diretamente em uma janela separada. Quer mais de uma janela de resposta para compor múltiplas mensagens? Sem problema. O Tweetie é gratuito – porém com anúncios – e você pode optar por pagar 19,95 dólares por uma versão sem propaganda.

DestroyTwitter (Windows/Mac/Linux, gratuito)

O DestroyTwitter é um cliente Twitter bastante compacto que tem uma aparência bem no estilo janela de comunicador instantâneo. Tudo, por default, é apresentado em uma coluna que pode ser alterada por diversos modos de visualização por meio dos botões que ficam em cima e em baixo na janela – Home, Replies (respostas), Saved searches (buscas gravadas), por exemplo. Você pode expandir o DestroyTwitter para apresentar múltiplas colunas de uma vez e dar a ele uma aparência mais semelhante a um dos outros clientes Twitter disponíveis, mas muitas pessoas preferem a opção default simples e compacta de uma única coluna. O DestroyTwitter suporta expansão de URL e miniaturas, mas não fica aparente direto. Aperte e segure a tecla ALT enquanto passa com o mouse por cima dos itens que você deseja expandir.

 


Agora que você já teve a chance de olhar nos cinco concorrentes para o prêmio de Melhor Cliente Twitter, está na hora de você lançar o seu voto. Não acredita que o seu predileto não está na lista? Nunca teve nenhum problema com o site básico do Twitter? Vamos ouvir também as suas opiniões aqui embaixo nos comentários.