O Sol há de brilhar mais uma vez — desta vez em resolução 4K. A NASA divulgou esta semana um vídeo de 30 minutos montado a partir de imagens do Sol capturadas pela sonda SDO. A riqueza de detalhes é impressionante.

1503576825988438927

A Solar Dynamics Observatory (SDO) é uma sonda da NASA que monitora a estrela de nosso sistema solar 24 horas por dia, registrando imagens em 10 comprimentos de onda diferentes a cada 20 segundos. O site oficial da agência espacial explica a importância dessa variedade de imagens:

A SDO captura imagens do Sol em 10 comprimentos de onda diferentes, cada uma delas destacando uma temperatura de material solar. Por sua vez, diferentes temperaturas podem mostrar estruturas específicas do Sol como erupções solares, que são gigantescas explosões de luz e raios-x, ou anéis coronais, que são o fluxo constante de material solar viajando por linhas magnéticas.

O processo para montar o vídeo usando as imagens não é nada simples. A partir dos dados captados, é atribuída uma cor específica para cada comprimento de onda. São necessárias dez horas de trabalho de especialistas em mídia do Goddard Media Studios, da NASA, para criar cada minuto destas imagens.

Além de belíssimas para nós, as imagens são muito importantes para os cientistas:

Erupções e outros tipo de explosões solares, chamadas ejeções de massa coronal, podem causar interferências em tecnologias no espaço. Além disso, estudar nossa estrela mais próxima é uma maneira de aprender sobre outras estrelas da nossa galáxia.

Se você é um dos sortudos que já tem um monitor ou TV com resolução 4K, poderá desfrutar de toda a riqueza de detalhes do vídeo. Se não, dê uma olhada mesmo assim. É encantador.

[NASA via The Verge e io9]