“GIF” é oficialmente a palavra do ano, então é mais do que apropriado usá-la como uma lente para ver os acontecimentos mais importantes de 2012 no mundo. Desde o Costa Concordia até a vitória do Corinthians, este é o seu ano em GIFs.


14 de janeiro. O cruzeiro Costa Concordia, com 300m de comprimento, encalha na ilha de Giglio, Itália. Mais de 4.000 pessoas foram evacuadas, 30 morreram, duas estão desaparecidas e dadas como mortas, e 64 ficaram feridas.

 

19 de janeiro. Kim Dotcom é preso em sua mansão na Nova Zelândia a pedido do governo dos EUA. Seus amados servidores do Megaupload são fechados. Esta não é a melhor foto de Dotcom, mas é a nata das imagens animadas.

 

6 de março. O Anonymous é traído por seu querido líder.

 

18 de maio. O Facebook estreia no mercado de ações, no que se tornou um dos IPOs mais desastrosos (ou pelo menos um dos mais desprezados) que a humanidade já testemunhou.

 

15 de julho. PSY lança Gangnam Style. Ele rapidamente se torna viral. No final do ano, o vídeo foi o clipe mais visto na história da internet.

 

27 de Julho. As Olimpíadas de 2012 começam em Londres. Algumas semanas depois, Usain Bolt corre para entrar nos livros de história após conseguir um “triplo duplo”: ganhar a corrida de 100 metros, de 200 metros e de 4x100m em Jogos Olímpicos consecutivos. Toca aqui!

 

6 de agosto. O rover Curiosity pousa com sucesso em Marte, depois dos sete minutos de terror. Esta é a missão mais bem-sucedida da NASA em décadas.

 

7 de setembro. A guerra civil na Síria está em andamento desde o ano passado, mas os últimos meses foram mais sangrentos do que nunca. Nesta imagem terrível, você pode ver um exemplo claro: rebeldes do batalhão Noor Den al-Zenke sendo destruídos por um tanque do exército sírio em Aleppo.

 

14 de outubro. Felix Baumgartner salta de 38.700m na borda da atmosfera até voltar à Terra, quebrando não apenas a barreira de som, como alguns recordes mundiais também. Ele reuniu informações vitais para a NASA no processo.

 

15 de outubro. O ônibus espacial voou pela última vez em 2011, mas cada uma das naves espaciais foram para casa neste ano. A Endeavour, retratada aqui, teve que atravessar as ruas de Los Angeles para chegar ao seu destino final.

 

29 de outubro. Após deixar um caminho de destruição no Caribe, a tempestade Sandy atinge o nordeste dos EUA, causando bilhões de dólares em danos e matando mais de uma centena de pessoas. Nesta imagem, a usina elétrica Con Edison explode em Nova York.

 

6 de novembro. Barack Obama vence as eleições presidenciais nos EUA, com o vice Joe Biden.

 

12 de Novembro. Começa a saga bizarra de John McAfee. Procurado por suspeita de assassinar seu vizinho em Belize, o milionário do antivírus escapou do país, mas foi preso algumas semanas depois e deportado para Miami.

 

11 de dezembro. A Coreia do Norte lança com sucesso um foguete capaz de ataques intercontinentais. Sua carga, supostamente armazenada em satélite, ainda está pairando sem controle pelo espaço.

 

14 de dezembro. Um homem fortemente armado mata 20 crianças e seis adultos em uma escola primária de Newtown, Connecticut (EUA). É uma das piores tragédias na história americana. Após a indignação pública generalizada, o presidente Obama promete aprovar legislação para o controle de armas.

 

17 de dezembro. Corinthians é bicampeão mundial após derrotar o Chelsea no Japão, no Mundial de Clubes. A cidade de São Paulo entrou em festa, desde a vitória no jogo até a chegada dos jogadores ao país.