Antes de você achar que a empresa Imagination Technologies comprar a Caustic Graphics é algo chato, escuta só: a Imagination faz o chip gráfico do iPhone. A Caustic é conhecida por seus brilhantes gráficos 3D. Viu a ligação?

A aquisição foi anunciada nesta terça-feira, como parte de um acordo de US$27 milhões feito pela Imagination Technologies, que deve receber ainda mais trabalho inovador da empresa Caustic, baseada no Reino Unido, da qual a Apple detém 9,5%. O diretor de relações públicas David Harold disse ao TechRadar que “esta aquisição abre o potencial para que imagens altamente fotorrealistas cheguem a novos aplicativos em tempo real e a novos mercados, incluindo consumidores, algo antes não possível, via sua integração com o PowerVR, que é o padrão de facto para gráficos integrados e de dispositivos móveis”.



Daqui pra frente, ele mencionou que “o traçado de raios é uma tecnologia adicional que tradicionalmente tem sido considerada como domínio exclusivo de mercados especializados e aplicativos que não funcionam em tempo real. Nós vamos mudar isto.” O traçado de raios é uma técnica usada pela Caustic para criar imagens altamente realistas usando reflexos, refrações e efeitos de dispersão.

“Nós não teríamos adquirido esta tecnologia [da Caustic] se não acreditássemos que poderíamos levá-las a dispositivos móveis.”

A Imagination também vai usar os gráficos da Caustic nas áreas de TV e consoles de jogos, mas com certeza é o potencial nos celulares que deixou entusiasmada a maioria das pessoas. [Reuters e TechRadar]