O Gizmodo é um blog grande, mas é um blog. E ele só faz sentido com comentários, pessoas discutindo as notícias, brincando com fanáticos, domando trolls, fazendo piadas ou dando lições de civilidade. E no mês de aniversário, escolhemos alguns dos usuários mais ativos para homenagear, falar um pouco mais.

Aí dentro vai o Juan Lourenço, indo plantar mais uma árvore. Há exatas 40 semanas no Gizmodo, comentando e contribuindo quase todos os dias, Juan é um geek verde. Ele quase sempre faz propaganda de seu site ecológico, que foi até assunto de post, que nunca encrencamos por ter uma causa nobre. Além dos posts com dicas de sustentabilidade, quanto mais gente usa o seu Google customizado, mais o rapaz suja as mãos.

Juan tem 22 anos, cursa o último semestre de administração na USP de Ribeirão Preto e, como fica relativamente claro pelos comentários, é um apaixonado por tecnologia, especialmente seus filhos: um Xbox 360 e um Nokia 5800. Gosta de Transformers 2 Já escreveu alguns posts para o Giz e muitas vezes me manda sugestões de pauta pelo MSN ou e-mail. Patrulheiro do blog, sempre me chama a atenção para algum erro ortográfico ou postagem dupla.

Sua profissão é "assistente administrativo trainee", que pode significar basicamente qualquer coisa. Seu projeto paralelo, que consome um bocado de tempo e parece ter futuro, é o eco4planet (que já teve outro nome). Desde o mês passado, Juan fez uma promessa: plantaria uma árvore a cada 50 mil pesquisas feitas com fundo de tela preto, para economizar energia. Vem cumprindo e quer fazer um pouco mais: já se reuniu com o secretário de Meio Ambiente do município para estudar novas ações. Propagandea incansavelmente: espera agora que Rubinho Barrichello vire apoiador de seu site. Como diz um slogan que eu li num blog de tecnologia: a natureza agradece.

Este post foi feito a partir de uma mini entrevista disfarçada de pesquisa, para ser surpresa. Mas isso é só um pedaço das informações, pra você ver o quanto de coisa sobre você existe na web. Durante este mês teremos perfis de 10 usuários representativos do Giz, em nenhuma ordem específica.