Eles estão conosco o tempo todo, conectados à internet, sincronizados com os serviços online mais importantes das nossas vidas. Existem aparelhos melhores para nos ajudar a lembrar das coisas do que os nossos smartphones e tablets?

PRIMEIRO LUGAR: 2Do

Este não é um aplicativo apenas de listas de tarefas. Ele pode acompanhar cada ação que você tomar na sua vida, se você quiser. A funcionalidade de listas simples é rápida e descomplicada, a interface é atraente, as opções de sincronização são diversas e a profundidade dos recursos é impressionante. Há notificações locais e por push, plugins para vários tipos de serviços web e sincronia com calendário. Abrir este app é como ter a possibilidade de olhar para tudo o que está rolando na sua vida, de uma vez só. Praticamente perfeito. (US$ 7 — iPhone e iPad)

SEGUNDO LUGAR: Remember The Milk

Um gerenciador de tarefas limpo e simples, que faz 80% do que os apps pagos da categoria, por 0% do preço. A versão grátis não sincroniza mais do que uma vez por dia — esta é a maior diferença –, mas oferece uma enorme variedade de opções para ver e gerenciar as suas tarefas, incluindo priorização, tags e geolocalização. Se você está sempre com o telefone por perto, ou quer usá-lo como a sua principal estação de organização, não vai sentir falta dos recursos de sincronização e notificação que são exclusivos da versão Pro. (Grátis)

TERCEIRO LUGAR: Pageonce personal finance

Esquecer de comprar pasta de dente é uma coisa. Esquecer de pagar uma conta, mesmo que seja uma pequena, pode acabar tendo consequências maiores. Eu sou terrível em lidar com dinheiro, e é por isso que uso o Pageonce desde a primeira semana que tive um iPhone. Ao menos para quem mora nos EUA, ele tem o grande trunfo de monitorar a conta bancária, as transações de cartão de crédito e todos os outros detalhes chatos que poderiam ser esquecidos. (Grátis — iPhone e iPad)

TAMBÉM TESTAMOS:
* Omnifocus:
Um aplicativo caro, com opções demais para contar. Este é mais para os obsessivos por organização do que para os esquecidos. US$ 20.
* Things: Um antigo favorito do iPhone se mostra cansado, com atualizações raras e sincronização capenga.
* Reqall: Costumava ser um ótimo aplicativo, mas agora é apenas bom. Ainda é interessante para quem prefere organizar as coisas via voz-para-texto em vez de simplesmente digitar.
* ToodleDo: Um concorrente de peso para o 2Do em quase todos os aspectos. O lance é que o 2Do sincroniza também com a agenda online do ToodleDo, o que dá à sua incrível interface uma chance de brilhar mais forte contra a abordagem mais simples do ToodleDo.
* Put things off: Um gerenciador de tarefas simplinho, mas com um recurso esperto: ele tem uma gaveta virtual onde você pode deixar as coisas "para depois". Me faz me sentir menos culpado de procrastinar, ao mesmo tempo em que me motiva a esvaziar a gaveta.
* Google Calendar: Sincronize o seu Google Agenda com o calendário do seu iPhone, e surpreenda-se ao mesmo tempo com a utilidade e a chatisse das notificações pop-up. Mas, sério, é um aplicativo gratuito que pode resolver a vida da maioria dos esquecidos.